| Deadline: 13 de Dezembro de 2025 |
Encontra-se aberto, até 13 de Dezembro de 2025, o prazo para apresentação de candidaturas ao concurso da Plataforma MERITA, destinado a Quartetos de Cordas e Trios de Piano. A iniciativa dirige-se a músicos profissionais de câmara, com menos de 36 anos de idade, abrangendo um total de 44 ensembles (22 quartetos de cordas e 22 trios de piano). Os grupos seleccionados integrarão uma plataforma internacional de referência e beneficiarão de oportunidades de desenvolvimento artístico, networking e circulação internacional.
Este novo ciclo oferece aos ensembles seleccionados apresentações remuneradas, residências artísticas, formação e apoio à criação de projectos especiais, bem como a possibilidade de se ligarem a uma rede composta por mais de 22 instituições culturais europeias.
Cada um dos 44 ensembles terá acesso gratuito a uma formação online sobre um tema específico (disponível em Março e Novembro de 2026) e a uma residência artística presencial de cinco dias, dedicada ao desenvolvimento de um projecto de extensão baseado num dos seis temas propostos.
As residências decorrerão entre Dezembro de 2026 e Novembro de 2027, em diversas casas históricas da Europa. Após a conclusão das formações, as entidades, instituições e festivais parceiros poderão seleccionar as propostas de extensão que desejarem acolher, contratando os grupos para três concertos ao longo das respectivas temporadas ou séries, entre Dezembro de 2026 e Agosto de 2029.
Cada concerto será remunerado com um cachet de 1.000 euros, valor que inclui impostos e encargos sociais, acrescido de um montante fixo destinado a cobrir despesas de viagem e ajudas de custo, incluindo o transporte de violoncelo.
Prevê-se ainda a realização de quatro concertos fora da União Europeia (Estados Unidos, Montenegro, Bósnia-Herzegovina e Macedónia do Norte) para os quais serão seleccionados quatro ensembles. Nestes casos, o cachet será de 1.000 euros por músico, igualmente com despesas de viagem e ajudas de custo asseguradas.
Entretanto, no próximo dia 15 de Novembro, decorrerá uma sessão Q&A Zoom para esclarecimento de dúvidas, às 10h. Inscrições aqui.
Para mais informações e candidaturas, clique aqui.
De referir que, no ciclo 2025-2028, o Europa Criativa co-financia 39 Redes Europeias, como é o caso da MERITA. Através desta linha de financiamento, pretende-se aumentar as competências e capacidades dos sectores culturais e criativos europeus para enfrentar desafios comuns, fomentar o talento, inovar, prosperar e gerar empregos e crescimento. Conheça-as aqui.


