Centro de Informação Europa Criativa

ir para conteudo
10-11-2025
Transatlantic Rising Stars Project leva artistas europeus aos Estados Unidos em 2026

| Deadline: 30 de Novembro de 2025 |

Está aberto o convite à participação no Transatlantic Rising Stars Project (TRSP), uma iniciativa financiada pela União Europeia e liderada pela Delegação da UE nos Estados Unidos, que apoia artistas europeus através de residências artísticas e intercâmbio cultural nos EUA.

O TRSP, com a duração de três anos, tem como objectivo aproximar artistas e comunidades da Europa e dos Estados Unidos, promovendo novas colaborações criativas, trocas culturais e oportunidades profissionais. Além de artistas europeus, o programa também acolhe criadores norte-americanos interessados em desenvolver projectos conjuntos com profissionais da Europa, reforçando a conexão transatlântica no campo das artes visuais, da música e do cinema por meio de experiências práticas nos Estados Unidos:

  • Artes Visuais
    Residências de oito semanas em comunidades por todos os Estados Unidos, apoiando novos trabalhos e convidando o público a participar por meio de ampla interacção com a comunidade
     
  • Cinema
    Uma exploração de duas semanas do mundo do cinema americano para cineastas da UE. Inclui uma mostra em um importante festival de cinema americano, um retiro intimista para troca de experiências e mentoria e uma imersão em Los Angeles, conectando artistas com colegas, mentores e a indústria cinematográfica americana
     
  • Música
    Uma exploração de duas semanas do mundo da música americana para músicos da UE. Colaboração com artistas americanos em composição, gravação e apresentações ao vivo, além de treino prático e oportunidades para compartilhar o trabalho com o público americano.

Os artistas seleccionados integrarão residências entre Abril e Maio de 2026 em diferentes contextos locais, desde uma comunidade piscatória no Golfo do Alasca até um centro urbano de arte no sul dos EUA, mas também numa pequena cidade no Midwest, um rancho no oeste americano ou um histórico posto comercial em território indígena.

As residências acolhem todas as disciplinas artísticas com forte componente visual e baseadas no espaço físico. Obras em 2D, 3D, 4D e multidisciplinares são bem-vindas e cada artista residente deve produzir pelo menos uma obra, a qual poderá integrar uma colecção itinerante permanente. De referir que nem todos os locais de residência comportam todas as áreas. Ou seja, os artistas serão seleccionados e alocados de acordo com a disponibilidade.

Durante o período de residência, cada artista europeu será acompanhado por um criador local, desenvolvendo um projecto colaborativo ligado à comunidade anfitriã. O programa oferece viagem, alojamento, estúdio, apoio logístico e uma bolsa de subsistência e materiais, além de encontros regulares online com os restantes participantes do TRSP.

O ciclo culminará em Washington, com uma exposição e um encontro público internacional onde serão apresentados os trabalhos e processos criativos desenvolvidos nas residências.

Condições de elegibilidade

  • Ser cidadão de um Estado-Membro da União Europeia (exclui países candidatos)
  • Ter disponibilidade para viajar entre Abril e início de Junho de 2026
  • Ter proficiência em inglês (oral e escrita)
  • Enviar biografia profissional, CV artístico e portefólio com 5 a 7 exemplos de obras
  • Cumprir pelo menos três dos seguintes critérios: reconhecimento crítico, cobertura mediática, participação anterior em residências, experiência expositiva ou envolvimento comunitário.

As candidaturas estão abertas até 30 de Novembro de 2025.

Para mais informações, clique aqui.

Notícias relacionadas