Centro de Informação Europa Criativa

ir para conteudo
21-11-2025
FUTURES 2026: Bienal Fotografia do Porto selecciona cinco artistas emergentes

| Deadline: 7 de Janeiro de 2026 |

A Bienal Fotografia do Porto vai nomear cinco artistas emergentes residentes em Portugal para integrarem a comunidade europeia FUTURES em 2026. Os seleccionados terão acesso a um programa de intercâmbio internacional que promove visibilidade, acompanhamento profissional e novas oportunidades no sector da fotografia. A Bienal é actualmente uma das 21 instituições que integram a plataforma europeia FUTURES, co-financiada pelo Europa Criativa.

Ao longo de 2026, os artistas escolhidos beneficiarão de um fee de 500 euros e de acompanhamento tutorial por um membro da FUTURES, com até três sessões dedicadas ao desenvolvimento artístico. Terão igualmente viagem e alojamento assegurados para participar no Evento Anual da FUTURES, previsto para Novembro de 2026, em Utrecht, que incluirá apresentações de portefólio, workshops e sessões de trabalho com representantes da rede europeia.

Os seleccionados receberão ainda 600 euros de apoio complementar às despesas de deslocação, alojamento e alimentação, bem como acesso ao FUTURES Magnum Creative Workshop, um conjunto de formações e masterclasses orientadas pela agência Magnum. O programa inclui também a publicação de um portefólio, texto e biografia no website e redes sociais da FUTURES, assim como a presença no catálogo anual da iniciativa.

Os cinco artistas terão ainda a possibilidade de se candidatar a integrar a exposição itinerante FUTURES 2026, que reunirá trabalhos de autores emergentes de vários países europeus.

Para mais informações, clique aqui.

Ressalva: por se tratar de uma oportunidade gerada por um projecto apoiado, dúvidas e questões sobre a convocatória deverão ser colocadas directamente à entidade promotora

A Bienal Fotografia do Porto é um dos 21 membros da FUTURES, plataforma apoiada pelo Europa Criativa. No ciclo 2025-2028, o Programa co-financia 19 Plataformas Europeias. Através desta linha de financiamento, pretende-se aumentar a visibilidade e a circulação de artistas europeus emergentes e das suas obras através das fronteiras, da Europa e fora dela. Conheça-as aqui.

Notícias relacionadas