Centro de Informação Europa Criativa

ir para conteudo
02-12-2025
Porto/Post/Doc chega à Filmin com extensão inédita da programação de 2025

O Porto/Post/Doc estreia-se na plataforma de streaming Filmin com uma extensão inédita da sua programação. Entre os dias 1 e 21 de Dezembro, o público terá acesso, pela primeira vez, a um conjunto de obras que integraram a edição de 2025 do festival, que decorreu entre 20 e 29 de Novembro de 2025. A iniciativa pretende ampliar o alcance dos filmes e reforçar a missão de promoção do cinema documental contemporâneo junto de novos públicos.

A parceria surge como uma oportunidade para quem não conseguiu assistir a todas as sessões durante o evento físico ou para quem deseja rever algumas das presenças mais marcantes. Entre os títulos disponíveis, encontram-se algumas das obras de relevo da edição.

O destaque vai para «Pequena Síria», de Mădălina Roșca e Reem Karssli, um documentário filmado ao longo de mais de duas décadas que narra a história íntima de três jovens sírios, dilacerados pela guerra e pelo exílio, na sua busca por sobrevivência e justiça após a revolução. A realizadora Lina Soualem marca presença dupla com «A Argélia Deles» e «Bye Bye Tibériade». O primeiro acompanha a longa jornada de exílio de Aïcha e Mabrouk, um casal de imigrantes argelinos a viver numa cidade medieval francesa há 60 anos; o segundo é um retrato íntimo sobre quatro gerações de mulheres palestinianas marcadas pela deslocação.

A selecção inclui ainda «Evidências», de Lee Anne Schmitt, que examina a influência do dinheiro obscuro na política norte-americana, conectando o poder corporativo a movimentos de extrema-direita. Já em «Movimento», Benjamin Muasya oferece uma ode à liberdade cultivada nas pistas de dança underground, focando-se na resistência face às pressões políticas e sociais.

O catálogo estende-se a «A Lei da Pedra», de Danae Elon, que explora como a arquitetura de Jerusalém reflecte o poder e a colonização, e a «Cobre», de Nicolás Pereda, um thriller minimalista sobre a violência e exploração laboral no México.

No formato de curtas e médias-metragens, destaques para «Zizi (Ou oração da jaca fabulosa)», de Felipe M. Bragança, «Maria Henriqueta Esteve Aqui», de Nuno Pimentel (uma reencenação da visita de D. Pedro II ao Porto em 1872), e «Claridade», de Mariana Santana.

Para além da programação de 2025, o canal do Porto/Post/Doc na Filmin permite descobrir ou rever obras de edições anteriores, como «Águas do Pastaza», «Amazing Grace», «Jane Por Charlotte» ou «Ama-San».

Tanto o Porto/Post/Doc como a Filmin são apoiadas pelo Europa Criativa MEDIA.

Notícias relacionadas