| Deadline: 31 de Dezembro de 2025 |
Sob o tema Edible Commons: Performing the Future of Food, a BJCEM - Bienal de Jovens Criadores da Europa e do Mediterrâneo lançou a convocatória para as residências Art Feeds Collective Residencies 2026, um programa que desafia jovens artistas a explorar a ligação entre arte, sistemas alimentares sustentáveis e acção climática.
Cada residência terá a duração de 15 dias, reunindo três artistas por cidade. No total, o programa será distribuído por cinco localidades europeias.
Podem candidatar-se artistas, designers, performers, curadores e criadores entre os 18 e os 35 anos, residentes na União Europeia e com interesse nas áreas da sustentabilidade, do clima e da alimentação. As residências oferecem uma bolsa artística de 500 euros brutos, um orçamento de produção de 800 euros por artista, viagem de ida e volta, alojamento e alimentação durante o período de trabalho, além de mentoria especializada e integração em redes europeias.
Os participantes seleccionados poderão integrar o evento final do projecto, em Milão, no final de 2026, com todas as despesas de deslocação e estadia garantidas.
As residências decorrerão em Pafos entre 14 e 28 de Fevereiro de 2026 e em Almere, Brașov, Milão e Salónica entre 14 e 28 de Maio do mesmo ano. As candidaturas estão abertas até 31 de Dezembro de 2025, numa iniciativa integrada no projecto Feed Your Future, apoiado pelo Europa Criativa, no qual a Rede DLBC Lisboa é parceira.
Para mais informações, clique aqui.
O regulamento da convocatória está disponível aqui.


