Centro de Informação Europa Criativa

ir para conteudo
16-12-2025
Dois filmes portugueses apoiados pelo Europa Criativa MEDIA em estreia mundial no Festival de Roterdão

"A Providência e a Guitarra", de João Nicolau, e "Projecto Global", de Ivo M. Ferreira, ambos filmes apoiados pelo Europa Criativa MEDIA e com produção de O Som e a Fúria, estarão presentes no Festival de Cinema de Roterdão, com o primeiro a ser inclusive o filme de abertura do certame, integrado na secção Limelight.

A sinopse de "A Providência e a Guitarra", com Pedro Inês, Clara Riedenstein, Salvador Sobral, Isac Graça, Jenna Thiam, Américo Silva, Beatriz Brás, Leonardo Garibaldi, João Pereira, José Raposo, Miguel Lobo Antunes, é a seguinte:

«Em tempos distantes, Léon e Elvira Berthelini, artistas ambulantes, viajam de cidade em cidade. Em Covarronca, mal recebidos, passam a noite ao relento antes de se cruzar com Stubbs, um jovem licenciado de Cambridge, com quem encontram refúgio na casa de um pintor em desavença com a mulher. Em troca da hospitalidade, lembram-lhes que o amor à arte resolve a arte do amor. Mas uma maldição obriga-os a viagens absurdas até ao século XXI, onde a segurança social e o futuro de uma banda de rock estão em jogo. Inspirado em R. L. Stevenson, este conto fantasioso e musical mergulha no universo lúdico e inventivo de João Nicolau, entre poesia, aventura e humor.»

Já a sinopse de "Projecto Global", que vai fazer parte da competição Big Screen e conta com os atores Jani Zhao, Rodrigo Tomás, José Pimentão, Gonçalo Waddington, Isac Graça, João Catarré, Ivo Canelas, Hugo Bentes, Isabél Zuaa, João Pedro Mamede, Pedro Marujo, João Estima, Adriano Luz, Ana Tang, Lee Zhao Ferreira, Alyne Fernandes, David Pereira Bastos, Gonçalo Cabral, é a seguinte:

«Lisboa, anos 1980: Rosa, Jaime e os seus camaradas do grupo armado de extrema-esquerda FP25 deslizam para uma espiral armada onde a moral se desfaz, a lealdade vacila e cada passo abre um abismo mais profundo. Afastados de si próprios e com os sonhos de outrora em ruínas, já não reconhecem o país que atravessam e ainda menos as pessoas que se tornaram.»

O Festival de Roterdão decorrerá entre 29 de Janeiro e 8 de Fevereiro de 2026.

Notícias relacionadas