Centro de Informação Europa Criativa

ir para conteudo
22-12-2025
Relatório

A Comissão Europeia divulgou um relatório de avaliação do Programa Europa Criativa, o principal instrumento de financiamento da União Europeia para os sectores da cultura, da criação e dos MEDIA. Em análise, o período final do Programa 2014-2020, assim como a avaliação intercalar do actual quadro de apoio.

O relatório A Decade of Creative Europe conclui que o Programa Europa Criativa tem contribuído de forma eficaz para a salvaguarda da diversidade cultural europeia, reforçando simultaneamente a competitividade dos sectores cultural e criativo, bem como do sector audiovisual, em toda a União Europeia.

A avaliação destaca ainda o papel do Programa no apoio à circulação de obras, ao desenvolvimento de talentos, à cooperação transnacional e ao fortalecimento das organizações culturais e criativas, promovendo maior resiliência num contexto marcado por rápidas transformações no mundo.

O A Decade of Creative Europe sublinha, contudo, a necessidade de o financiamento europeu continuar a adaptar-se aos desafios significativos enfrentados pelos sectores dos MEDIA, da cultura e da criação, nomeadamente ao nível das mudanças de mercado, da evolução tecnológica e das novas condições económicas e sociais.

Segundo a Comissão Europeia, a capacidade de resposta do Programa Europa Criativa será determinante para garantir que estes sectores continuam a desempenhar um papel central na vida cultural, democrática e económica da Europa.

O relatório, com apenas oito páginas, apresenta a seguinte estrutura:

1 - Introdução
2 - Conquistas e desafios
3 - Eficiência administrativa
4 - Olhando para o futuro

O A Decade of Creative Europe foi elaborado pela Comissão Europeia com base num estudo externo conduzido pela ECORYS Europe e pela KEA European Affairs, recorrendo a um vasto conjunto de métodos de recolha e análise de dados. Para aceder ao relatório, clique aqui.

Notícias relacionadas