Centro de Informação Europa Criativa

ir para conteudo
05-02-2026
Culture Helps Solidarity procura apoiar profissionais Ucranianos e projectos de cooperação entre a Ucrânia e a Europa

| Deadline: 23 de Fevereiro / 31 de Março de 2026 |

O Culture Helps Solidarity / Культура допомагає: Солідарність lançou várias convocatórias para apoiar profissionais das artes e da cultura da Ucrânia. Com duração até 2028, a iniciativa combina três linhas de apoio (bolsas individuais, projectos temáticos e bolsas de colaboração) com um programa abrangente de mentoria, aprendizagem e troca entre pares. O programa é co-financiado pelo Europa Criativa e implementado pela European Cultural Foundation, em parceria com a Insha Osvita (Kiev), zusa (Berlim) e o movimento VETERANKA (Kyiv).

As convocatórias são as seguintes: 

  • Individual Grantes First Round

A convocatória diz respeito às bolsas individuais concebidas para apoiar directamente profissionais culturais ucranianos que trabalham, muitas vezes de forma voluntária, com pessoas deslocadas e refugiadas, incluindo comunidades particularmente vulneráveis, como veteranos, tanto na Ucrânia como em outros países abrangidos pelo Programa Europa Criativa.
As bolsas têm como objectivo oferecer apoio pessoal, flexível e rápido, reforçando o bem-estar, a saúde mental e a capacidade de resiliência dos beneficiários, permitindo-lhes continuar o seu trabalho cultural e comunitário em condições extremamente exigentes.
A convocatória vai funcionar através de ciclos de candidatura contínuos, com novas rondas abertas aproximadamente a cada seis semanas. Entre 2026 e 2028, estão previstos entre 10 e 14 ciclos, sendo atribuídas em cada ronda cerca de 7 a 10 bolsas, no valor máximo de 1.200 euros por pessoa.
Podem candidatar-se pessoas maiores de 18 anos que residam na Ucrânia ou que tenham fugido para países Europa Criativa, incluindo artistas, gestores culturais, ativistas e voluntários que desenvolvam trabalho cultural com pessoas deslocadas ou refugiadas ucranianas. 
Os apoios destinam-se exclusivamente a despesas relacionadas com o bem-estar individual, como psicoterapia, aconselhamento psicológico, apoio emocional em grupo, estadias de recuperação, participação em atividades culturais ou workshops de arteterapia, entre outros serviços justificados que contribuam directamente para a resiliência pessoal.
O prazo de submissão termina a 23 de Fevereiro de 2026.
Mais informações aqui.

  • Collaboration Grants First Round

A convocatória visa apoiar projectos colaborativos que utilizem a cultura como ferramenta para melhorar o acesso à participação cultural e promover a integração de pessoas deslocadas internamente e refugiados nas comunidades de acolhimento, com especial atenção a grupos vulneráveis, como veteranos, e ao bem-estar mental.
A call privilegia parcerias entre organizações lideradas por ucranianos (a operar na Ucrânia ou em contexto de exílio) e organizações não ucranianas, em particular de países vizinhos abrangidos pelo Programa Europa Criativa. O objectivo é reforçar redes transfronteiriças, promover a troca de experiências e boas práticas, fortalecer capacidades de diálogo intercultural e apoio à saúde mental, bem como contribuir para o desenvolvimento profissional de gestores culturais alinhado com os padrões da União Europeia.
Os projectos seleccionados deverão também reflectir uma cultura de solidariedade, contribuindo para a construção de um futuro europeu partilhado para a Ucrânia.
O fundo disponibiliza bolsas em dois escalões: até 20 mil euros para parcerias entre duas organizações e até 30 mil euros para parcerias com três ou mais entidades. Em cada categoria poderão ser apoiados até nove projectos, devendo os candidatos indicar claramente o montante a que se candidatam.
As bolsas podem cobrir uma ampla variedade de custos, incluindo produção, comunicação, aluguer e funcionamento de espaços culturais, ferramentas digitais, honorários de artistas e especialistas, viagens, custos operacionais e serviços legais, desde que devidamente justificados. 
Os projectos podem ter uma duração máxima de 12 meses, não sendo elegíveis actividades iniciadas antes de 1 de Junho de 2026.
As candidaturas serão avaliadas por peritos internos e externos, com base em critérios como relevância temática, qualidade da parceria, autenticidade, viabilidade, impacto, sustentabilidade ambiental e contributo para relações culturais de longo prazo entre a Ucrânia e os países Europa Criativa. Para além do apoio financeiro, os projectos seleccionados beneficiarão de mentoria individual, webinars, encontros comunitários online e uma reunião presencial de networking.
O prazo de submissão termina a 31 de Março de 2026.
Mais informações aqui.


Ver também
ZMINA regressa com novo programa para fortalecer a cooperação cultural entre a Ucrânia e a Europa
Programa Europa Criativa destina 7 milhões de euros para fortalecer cooperação cultural entre a Ucrânia e a Europa
 

Notícias relacionadas