No próximo dia 23 de Fevereiro, a Fundação Calouste Gulbenkian acolhe a primeira sessão do ciclo In Varietate Concordia Talks, que reúne artistas e defensores da cultura para reflectir sobre o património musical como motor de união e paz na Europa.
A conversa, intitulada "Europa, variações sobre um tema", contará com a participação do maestro Jordi Savall, da pianista Maria João Pires, do barítono e fundador/presidente do Centre Européen de Musique Jorge Chaminé, e da fadista Kátia Guerreiro, com moderação de Sneška Quaedvlieg-Mihailović, Secretária-Geral da Europa Nostra.
A sessão ocorre 40 anos após a entrada de Portugal e Espanha na União Europeia e na véspera do quarto ano da guerra de agressão da Rússia contra a Ucrânia, convidando os intervenientes a discutir o papel do património musical na promoção da unidade europeia e da paz num contexto de crescentes desafios aos valores democráticos.
A iniciativa In Varietate Concordia, coordenada pelo Centro Nacional de Cultura e pela Europa Nostra com apoio da Fundação Calouste Gulbenkian e enquadrada no European Heritage Hub, pretende colocar o património cultural no centro da democracia e do diálogo. A programação contempla três vertentes:
- In Varietate Concordia Talks – uma série de conversas presenciais com artistas, intelectuais e decisores políticos directa ou diretamente activos no campo do património cultural
- In Varietate Concordia Podcasts – uma série de podcasts em vídeo, com entrevistas aprofundadas e reflexões acessíveis aos públicos de toda a Europa e do mundo
- In Varietate Concordia Columns – um conjunto de artigos de opinião, seleccionados através de uma open call, que abrem o diálogo a uma comunidade alargada de profissionais e cidadãos
O lançamento do ciclo inclui ainda o primeiro episódio do In Varietate Concordia Podcasts, a 18 de Fevereiro, com a pianista Maria João Pires em conversa com Sneška Quaedvlieg-Mihailović, que ficará disponível no YouTube, Spotify e Apple Music.
A sessão do dia 13 decorrerá em inglês, sem tradução simultânea, e a entrada é livre, sujeita à lotação do auditório da Fundação Calouste Gulbenkian.
Mais informações aqui.
A Europa Nostra é uma das 39 Redes Europeias co-financiadas pelo Europa Criativa no ciclo 2025-2028. Através desta linha de financiamento, pretende-se aumentar as competências e capacidades dos sectores culturais e criativos europeus para enfrentar desafios comuns, fomentar o talento, inovar, prosperar e gerar empregos e crescimento. Conheça-as aqui.


