O Centro de Informação Europa Criativa (CIEC) vai participar na 22.ª edição do FEST – New Directors | New Films Festival, em Espinho, com duas sessões dedicadas às oportunidades de financiamento europeu para o sector audiovisual e aos desafios enfrentados pelos pequenos mercados cinematográficos europeus.
A primeira sessão, intitulada CRESCINE findings on small film markets, distribution, skills and audience building — and what they mean for emerging filmmakers, realiza-se no dia 24 de Junho, às 14h00. A partir das conclusões do projecto europeu CRESCINE, a sessão irá abordar o funcionamento dos pequenos mercados cinematográficos europeus e reflectir sobre os desafios que cineastas e produtores enfrentam para alcançar maior visibilidade e circulação internacional das suas obras.
Serão igualmente discutidos temas como o desenvolvimento de públicos, a distribuição, as competências profissionais, o financiamento e as estratégias que realizadores e produtores emergentes podem adotar desde as fases iniciais de desenvolvimento dos seus projectos. A sessão procurará ainda responder a questões práticas relacionadas com o posicionamento de um filme, a utilização estratégica dos festivais e a construção de carreiras sustentáveis em mercados de menor dimensão. A sessão vai contar com a presença no painel da coordenadora executiva e responsável pela vertente MEDIA do Centro de Informação Europa Criativa, Susana Costa Pereira.
No dia 25 de Junho, às 14h00, terá lugar a sessão de esclarecimentos Creative Europe MEDIA – Funding opportunities and beyond, conduzida por Susana Costa Pereira. O encontro pretende apresentar as oportunidades disponibilizadas pelo Programa Europa Criativa MEDIA para os sectores audiovisual e cinematográfico, explorando não apenas os mecanismos de financiamento existentes, mas também as possibilidades de desenvolvimento profissional e internacionalização que o programa oferece aos seus beneficiários.
Através da apresentação de boas práticas, a sessão procurará demonstrar a ligação entre os objectivos do Programa e os critérios de selecção das diferentes linhas de apoio, fornecendo orientações práticas para a preparação de candidaturas. Será ainda dado destaque aos instrumentos de financiamento dirigidos aos produtores audiovisuais.
A participação do CIEC no FEST 2026 reforça o compromisso de promover o acesso à informação sobre os programas europeus de apoio ao sector audiovisual e de estimular a reflexão sobre os desafios e oportunidades que marcam o presente e o futuro do cinema europeu.
Leia também
FEST 2026 reforça programa com nomes de referência do cinema internacional


