Centro de Informação Europa Criativa

ir para conteudo
Data de publicação: 23-07-2026
Encontro Internacional de Editores: um espaço de encontro para a internacionalização do livro

| Inscrições aqui |

Entre 14 e 17 de Outubro de 2026,
Lisboa e Óbidos recebem uma nova edição do Encontro Internacional de Editores, reunindo editores  e outros profissionais do sector do livro de diferentes países. Ao longo de quatro dias, o encontro propõe um espaço de contacto e trabalho em torno da internacionalização do sector editorial e livreiro, da tradução e circulação de obras, dos direitos e da criação de novas parcerias europeias.

Co-organizado pela AICEP – Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal e pelo Centro de Informação Europa Criativa, o Encontro Internacional de Editores dá continuidade à colaboração entre as duas entidades, reforçada nas edições de 2023 e 2025. A edição deste ano conta novamente com a parceria da DGLAB – Direcção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas e da APEL - Associação Portuguesa de Editores e Livreiros,  bem como o envolvimento de diversas entidades nacionais ligadas ao sector.

A colaboração entre a AICEP e o Centro de Informação Europa Criativa procura aproximar duas dimensões complementares da internacionalização do livro: a circulação de obras, autores e direitos e o desenvolvimento de projectos e parcerias europeias. Neste contexto, o programa combina oportunidades de contacto profissional com sessões dedicadas ao financiamento e à cooperação europeia, dando a conhecer instrumentos do Programa Europa Criativa e projectos já apoiados.

Entre os objectivos desta edição está o reforço da presença da literatura portuguesa noutros mercados, através da promoção da tradução, circulação e comercialização de obras e direitos, mas também a criação de novas ligações entre profissionais de diferentes países que possam dar origem a futuras colaborações, nomeadamente nas áreas da promoção da leitura, desenvolvimento de públicos, distribuição e outras iniciativas de cooperação europeia.

O programa desdobra-se em reuniões bilaterais, sessões sobre oportunidades de financiamento e cooperação europeia, partilha de experiências e projectos apoiados, momentos de networking e visitas a diferentes espaços do ecossistema do livro. A programação será ainda articulada com o FÓLIO – Festival Literário Internacional de Óbidos, permitindo aos participantes conhecer uma das principais iniciativas literárias do país e criar novos pontos de contacto com profissionais e projectos de diferentes áreas do sector.

Participantes internacionais

A edição de 2026 reunirá 15 profissionais de 12 países, nomeadamente:

PaísEditoraRepresentanteGéneros Literários
BélgicaCotCotCot éditionsNicolas BaudoinLiteratura infantil e juvenil · álbuns ilustrados ·romance gráfico ·poesia
BrasilGrupo RecordCassiano MachadoFicção literária · História · Poesia, Filosofia ·Autoajuda · Banda desenhada.
BulgáriaICU Publishing HouseNevena Dichlieva-KrystevaFicção literária contemporânea · literatura traduzida
DinamarcaLindhardt & RinghofAstrid Ellehammer KristensenFicção · ficção literária · ficção contemporânea · clássicos
EspanhaArmeniae EditorialRicardo Lopez

Ficção literária · contos· ensaios · relatos de viagem · não-ficção narrativa

GréciaVakxikon PublicationsNestoras Poulakos Ficção grega e estrangeira · poesia · ensaio · literatura infantil e juvenil
IrlandaThe Lilliput PressStephen ReidFicção · não-ficção · poesia · biografia e memórias · história · arte · arquitectura
ItáliaVolandChiara ReaFicção literária · contos · ensaios · relatos de viagem · não-ficção narrativa.
LetóniaSatoriAndrejs VīksnaLiteratura contemporânea · poesia · prosa · ensaio e crítica cultural · artes e cultura
LetóniaLiels un MazsKristīne Jonuša e Alīse NīgaleLiteratura infantil e juveni · álbuns ilustrados · poesia ·ficção · livros gráficos
PolóniaMuchomor PublishingKatarzyna Radziwłł Literatura infantil e juvenil · livros ilustrados · ficção · história · filosofia · natureza e ciência · arte
Sérviastrik Publishing houseSlavka Vlalukin e Ljubica PupezinFicção literária contemporânea · literatura de mulheres · literatura traduzida · poesia e ensaio
SuéciaLusima BooksInger MidmoFicção literária contemporânea · poesia · literatura sobre minorias · língua e identidade


A diversidade de perfis representados — da literatura e não-ficção à edição para a infância e juventude, passando por diferentes modelos e escalas de edição — permitirá criar oportunidades de contacto com profissionais portugueses com interesses e áreas de actividade complementares. A Liels un Mazs, por exemplo, trabalha sobretudo a edição de livros para crianças e jovens e dispõe de uma actividade internacional de venda de direitos; a Lindhardt & Ringhof apresenta um catálogo diversificado de ficção, não-ficção, biografias, literatura infantil e literatura traduzida.

Catálogo de Editores 2026

Agenda prevista

Quarta-feira, 14 de Outubro · Lisboa
Conhecer o sector do livro em Portugal

16h30–19h00 · Fundação José Saramago
Recepção aos editores convidados e primeiro contacto com o sector do livro em Portugal, através de uma apresentação do mercado e de um encontro com entidades representativas do sector.

Quinta-feira, 15 de Outubro · Lisboa

10h30–12h30 | Sessão sobre financiamento nacional e europeu para o sector do livro

Torre do Tombo
Sessão dedicada às oportunidades de financiamento nacional e europeu para o sector do livro, com apresentação de projectos apoiados e exemplos concretos de cooperação.

14h30–19h00 | Encontros Profissionais I
Reuniões bilaterais, networking e momentos de encontro entre editores e profissionais do sector, em torno de direitos, tradução, circulação de obras e novas parcerias.

Sexta-feira, 16 de Outubro · Óbidos
10h30–12h30 | FÓLIO Behind the Scenes

Visita profissional ao FÓLIO – Festival Literário Internacional de Óbidos, com apresentação da sua programação, espaços e modelo de funcionamento.

15h00–18h00 | Encontros Profissionais II
Reuniões bilaterais, networking e momentos de encontro entre editores e profissionais do sector, com espaço para explorar novas oportunidades de colaboração e cooperação.


Sábado, 17 de Outubro · Óbidos / Lisboa
10h00–12h30 | FÓLIO

Tarde | Visitas profissionais em Lisboa, de acordo com os interesses dos participantes.


Um encontro para criar novas ligações

Dirigido a editoras, agentes literários, tradutores, festivais literários, livrarias, bibliotecas e outros profissionais da cadeia de valor do livro, o Encontro Internacional de Editores pretende ir além da apresentação de oportunidades: criar as condições para que novos contactos se transformem em relações profissionais, parcerias editoriais e futuros projectos de cooperação europeia.

Faça a sua inscrição aqui.

 

Notícias relacionadas