No âmbito das iniciativas associadas à Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia, terá lugar, no próximo dia 18 de maio, às 13h (hora de Portugal Continental) o anúncio dos 14 laureados da edição de 2021 do Prémio da União Europeia para a Literatura (EUPL). O evento ocorrerá de forma digital, através do canal Youtube do EUPL e das respetivas redes sociais, contando com uma intervenção da Ministra da Cultura, Graça Fonseca.
Entre os vencedores da edição de 2021 estará um escritor português, selecionado entre quatro finalistas entretanto anunciados. São eles, Ana Margarida de Carvalho (O gesto que fazemos para proteger a cabeça, edição da Relógio D’Água), Frederico Pedreira (A lição do Sonâmbulo, edição da Companhia das Ilhas), Isabel Rio Novo (Rua de Paris em dia de Chuva), e João Pinto Coelho (Um tempo a fingir), os dois últimos publicados pela D. Quixote.
O Prémio da União Europeia para a Literatura é atribuído regularmente, desde 2009, a escritores de ficção emergentes, oriundos dos 41 países que integram o Programa Europa Criativa, merecendo o apoio financeiro deste programa. O galardão tem como objetivos realçar a criatividade, diversidade e relevância da produção literária europeia contemporânea no domínio da ficção, promover a circulação das obras produzidas no espaço europeu, encorajando o interesse de um público mais alargado e contribuindo para a divulgação dos autores laureados junto de uma comunidade de leitores que transcenda as fronteiras nacionais e linguísticas.
A atribuição do prémio é da responsabilidade de um consórcio constituído pelo Conselho dos Escritores Europeus, pela Federação Europeia de Editores e pela Federação Europeia e Internacional de Livreiros, que nomeou um júri nacional presidido por José Manuel Lello, livreiro e administrador da Livraria Lello, no Porto, e que integra igualmente José Jorge Letria, escritor e presidente da Sociedade Portuguesa de Autores, João de Melo, escritor e editor, Isabel Lucas, jornalista e crítica literária, e David Machado, escritor e vencedor do Prémio da União Europeia para a Literatura em 2015.
Mais informação aqui.