| Deadline: 8 de Novembro |
A Comissão Europeia apresenta uma call aberta cujo objectivo é acolher propostas para a criação de séries de ficção de qualidade elevada que consigam atrair públicos além-fronteiras, mas também que possam fomentar uma comunidade de talentos europeus capazes de trabalhar para além das fronteiras nacionais e linguísticas.
Através da cooperação transfronteiriça europeia, a Acção Preparatória Writing European pretende permitir a expansão dos profissionais europeus no sector cinematográfico e audiovisual, o que permitirá evitar o risco crescente da "fuga de cérebros" dos profissionais audiovisuais europeus, por exemplo. Mas também a meta é ajudar a Europa a alcançar um elevado nível de excelência na criação e na redação de séries de ficção de alta qualidade capazes de atingir públicos além-fronteiras, promovendo o aumento das competências dos talentos criativos que trabalham em séries de ficção e promovendo a criação de equipas fortes e diversificadas de excelência criativa (como são os casos de argumentistas, autores, showrunners e / ou produtores executivos de diversas origens e nacionalidades, etc.).
A Acção Preparatória Writing European pretende assim apoiar projectos que facilitem centros criativos, salas de escrita ou outras configurações de colaboração destinadas à co-criação de obras audiovisuais europeias. Os centros têm como foco funcionarem como aceleradores ou incubadores de talentos, propondo métodos inovadores para seleccionar e orientar escritores talentosos, desde a conceptualização até a escrita real de projectos de séries de ficção, bem como promovendo possíveis encontros com compradores. Os projectos devem envolver o mais directamente possível os talentos europeus, assim como intensificar e capacitar a cooperação.
As entidades elegíveis, sediadas num dos Estados-Membros da UE, devem ser empresas do sector audiovisual ou outras organizações públicas ou privadas com actividade comprovada no sector audiovisual, como são os casos de empresas de produção, entidades com vista ao financiamento de filmes, organizações envolvidas em acções de formação, broadcasters e plataformas video on demand, por exemplo.
O deadline da Acção Preparatória Writing European termina no próximo dia 8 de Novembro e toda a informação pode ser consultada aqui.