| Deadline: 15 21 de Novembro de 2022 | (prazo de submissão prolongado para 21 de Novembro)
Fundada em Genebra em 1952 por iniciativa conjunta do maestro Igor Markewitch e do filósofo Denis de Rougemont, a European Festivals Association (EFA) constitui a mais antiga e mais importante plataforma de festivais de arte da Europa, tendo como missão unir e representar os festivais membros em toda a Europa e no Mundo.
Integrando actualmente cerca de 100 membros entre festivais de música, teatro e dança, associações de festivais e redes culturais oriundas de cerca de 40 países, a EFA acaba de criar a plataforma European Festivals Fund for Emerging Artists (EFFEA), que pretende oferecer aos artistas emergentes uma plataforma para desenvolverem a sua carreira a nível internacional com a ajuda dos festivais, sendo que a sua primeira call encontra-se já aberta.
Quem irá beneficiar deste fundo?
- Festivais
Como? Colaboração entre festivais; Novos programas e novos artistas para festivais; Apoio financeiro para promover os artistas a nível europeu. - Artistas emergentes através dos festivais?
Como? Residências / workshops / masterclasses; Apresentações em vários festivais em parceria; visibilidade europeia.
Dois tipos de residências
3 festivais (um festival principal e dois festivais parceiros) convidam um artista, colectivo... em todas as disciplinas artísticas para uma residência entre 1 de Fevereiro de 2023 e 31 de Dezembro de 2023.
>>> 40 bolsas 1ª Categoria > EFFEA "Descoberta" Artista em residência [8.000 euros]. Para artistas em início de carreira
O anfitrião do festival, juntamente com dois outros parceiros (festivais) cria as pontes através de residências para que o artista desenvolva a sua ideia artística.
>>> 10 bolsas 2ª Categoria > EFFEA "Springboard" Artista em residência [15.000 euros], direccionado para artistas estabelecidos no seu próprio país, mas prontos para desenvolver a sua carreira internacional e que apresentará o seu trabalho em três fases diferentes, convidado pelo festival anfitrião / líder e dois outros parceiros.
O deadline é a 15 de Novembro, com os resultados dos eleitos a serem conhecidos em Janeiro de 2023, um mês antes do início das residências, que devem ser implementadas até Dezembro do próximo ano.
De referir que a convocatória está aberta a todos os festivais de arte (Arquitectura, Dança, Circo, Arte Digital, Literatura, Opera, Fotografia, Teatro, Arte Visual, etc.) que estejam registados no festivalfinder.eu e para os seguintes países:
Áustria, Bélgica, Bulgária, Croácia, Chipre, Chéquia, Dinamarca, Estónia, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Hungria, Itália, Irlanda, Letónia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Países Baixos, Polónia, Portugal, Roménia, Espanha, Eslováquia, Eslovénia, Suécia, Albânia, Bósnia e Herzegovina, Geórgia, Islândia, Kosovo, Liechtenstein, Moldávia, Montenegro, Macedónia do Norte, Noruega, Sérvia, Tunísia, Ucrânia, Arménia, Suíça, Turquia e Inglaterra (estes quatro últimos como parceiros).
Mais informação e candidaturas aqui.