A AMAEI, Associação Profissional de Músicos Artistas e Editoras Independentes em Portugal, elaborou um questionário destinado aos artistas e editoras musicais sobre a distribuição digital. O questionário está inserido no projecto “The Digital Path to Market”, aprovado e co-financiado pela União Europeia no âmbito do programa MusicAIRE, da acção preparatória do Music Moves Europe / Europa Criativa, num universo de 400 inscrições divididas por 40 países.
The Digital Path to Market é um projecto de mapeamento e capacitação que pretende impulsionar a diversidade e o talento da música europeia no mercado digital. Tem como objectivo ser uma partilha de conhecimento, fornecendo alicerces fundamentais para elevar o sector musical independente europeu, mas também promovendo o crescimento e uma recuperação justa e resiliente na esfera digital, justificando o porquê de labels e artistas auto-editados da UE escolherem certos distribuidores independentes e agregadores europeus. A clarificação de processos garantirá, por exemplo, um pagamento mais transparente de royalties dentro do streaming,
No total, o The Digital Path to Market terá duas fases, uma primeira de mapeamento (duração de 6 meses) e uma segunda com a divulgação de webinars de capacitação (4 meses).
A primeira fase já decorre, concretamente com o questionário acima referido, que pode ser acedido aqui.