A banda portuguesa Hause Plants foi nomeada para os prémios Music Moves Europe Awards 2023, uma iniciativa financiada pelo Europa Criativa. Estes prémios, que representam «o som europeu de hoje e de amanhã», tem como foco principal distinguir artistas emergentes e contribuir para a criatividade, diversidade e competitividade no sector da música no espaço europeu. O mais recente trabalho dos Hause Plants é o EP “Sleeping with Weird People”, editado em Junho de 2022.
Os restantes 14 candidatos aos prémios são os seguintes:
- Amelie Siba (Républica Checa)
- CMAT (Irlanda)
- eee gee (Dinamarca)
- Goldkimono (Países Baixos)
- Jerry Heil (Ucrania)
- July Jones (Eslovénia)
- Kids Return (França)
- Koikoi (Sérvia)
- Monikaze (Lituania)
- Oska (Áustria)
- Queralt Lahoz (Espanha)
- Sans Soucis (Itália)
- schmyt (Alemanha)
- The Haunted Youth (Bélgica)
De referir que, dos 15 nomeados, cinco serão seleccionados e receberão um prémio no valor de 10.000€ para promoção internacional. Nota ainda para o vencedor do Public Choice Award, um prémio decidido pelo público através da votação no site do Music Moves Europe Awards, que receberá um prémio de 5.000€ euros (para votar, clique aqui). Os vencedores serão revelados no Festival Eurosonic Noorderslag, em Groningen, Países Baixos, a 19 de Janeiro de 2023.
O Music Moves Europe Awards é organizado pelo Festival Eurosonic Noorderslag em parceria com o Liveurope, Yourope, Live DMA, Independent Music Companies Asscociation (IMPALA), International Music Managers Forum (IMMF), European Music Exporters Exchange (EMEE), Digital Music Europe (DME) e a European Broadcasting Union (EBU).
Adele, Mumford & Sons, Dua Lipa, Rosalía e os portugueses Pongo já foram contemplados com estes prémios, por exemplo.