Centro de Informação Europa Criativa

ir para conteudo
21-11-2022
Sessão informativa e workshop Europa Criativa em Ponte de Lima, 29 e 30 de Novembro

O Município de Ponte de Lima promove, nos próximos dias 29 e 30 de novembro, uma sessão de esclarecimento e workshop sobre o Europa Criativa, o programa de União Europeia de apoio exclusivo aos sectores cultural e criativo.
De acesso livre e gratuito, esta iniciativa realizar-se-á na Casa da Terra e desdobra-se em dois momentos autónomos ainda que complementares:
- Sessão de esclarecimento: 29 de Novembro, às 18h
- Workshop práctico: 30 de Novembro, entre as 15h - 17h30

Esta iniciativa é dirigida a organizações sem fins lucrativos, autarquias e outras entidades públicas e a estruturas e organizações, públicas ou privadas, com ou sem fins lucrativos, que estejam ativas numa ou mais áreas culturais e criativas, bem como artistas e agentes culturais e que queiram apostar na sua internacionalização.

A sessão de esclarecimento do dia 29 incidirá sobre a Vertente Cultura, que abrange todos os sectores da cultura e da criação (com exceção dos sectores audiovisual e cinematográfico), no sentido de apresentar as diferentes linhas de financiamento. A entrada é livre e até à lotação do espaço.

Já o workshop, a ter lugar na tarde do dia 30 de Novembro, tem como objectivo trabalhar aspetos práticos na formulação dos projetos europeus. Desde a procura de parcerias internacionais, aos erros mais comuns nas candidaturas ao Europa Criativa, esta sessão irá munir os participantes de dicas para o preenchimento de candidaturas, mas também de conhecimentos-base transversais ao universo dos programas europeus de apoio à cultura e às artes.
A participação no worksho é igualmente gratuita mas limitada a 15 pessoas. As inscrições podem ser feitas através do email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
 

O Europa Criativa é o programa da União Europeia de apoio exclusivo aos sectores cultural e criativo. O novo ciclo decorre entre 2021-2027 com um enquadramento financeiro na ordem dos 2.44 mil milhões de Euros, um aumento de cerca de 50% face ao ciclo anterior. Trata-se de um programa de co-financiamento a fundo perdido, sem quotas por países, no qual impera a competição direta entre projetos.