Centro de Informação Europa Criativa

ir para conteudo
20-03-2023
Parcerias Jornalísticas: candidaturas abertas até 27 de Abril e com orçamento reforçado

| Prazo de submissão: 27 de Abril (17:00 CET) |
(Notícia actualizada com catálogo de projectos que procuram parcerias)



A Comissão Europeia publicou um novo convite para Parcerias Jornalísticas (CREA-CROSS-2023-JOURPART), com um orçamento total de 10 milhões de euros, um aumento de 3 milhões de euros em comparação à convocatória anterior.

Metade deste orçamento irá para o aumento da colaboração transnacional entre profissionais dos News Media, estimulando a inovação em modelos de negócio e processos editoriais. Como novidade, a outra metade - destinada a apoiar o pluralismo e a participação civil e democrática - irá para organizações da sociedade civil activas nos meios de comunicação social para que estas, por sua vez, possam oferecer um esquema de apoio aos meios de comunicação social e organizações jornalísticas independentes para promover o jornalismo de interesse público, incluindo também a implementação de uma série de acções de desenvolvimento de capacidades para o sector.

Com esta iniciativa, a Comissão Europeia pretende apoiar os sectores locais e regionais da comunicação social e do jornalismo de investigação, que enfrentam actualmente condições económicas particularmente adversas. O objectivo final é reforçar a resiliência e a sustentabilidade, impulsionar o pluralismo dos meios de comunicação social e alimentar o debate público em toda a Europa.

Acção 1 (tópico 1): Colaborações

  • A parceria deve ser composta por um mínimo de 3 parceiros de 3 países participantes no Programa
  • A subvenção europeia cobrirá até 80% dos custos elegíveis do projecto e o montante máximo da subvenção por projecto é de 2 milhões de euros
  • Todos os projectos devem ter uma duração de 24 meses

Os consórcios devem centrar a sua proposta num subsector dos meios de comunicação (rádio, televisão, meios digitais, imprensa escrita, etc.) ou num género específico de meios de comunicação.

Os projectos devem reforçar a cooperação e podem, por exemplo, centrar-se em actividades como o desenvolvimento de normas editoriais e técnicas, o teste de novos modelos de negócio, novos tipos de salas de redacção ou formatos jornalísticos, bem como a partilha das melhores práticas entre pares (através de eventos e acções de formação). Finalmente, os projectos também podem beneficiar outros meios de comunicação social no mercado, incluindo pequenos meios de comunicação social. As actividades propostas devem ser claramente apresentadas e justificadas, e devem ser baseadas nas necessidades específicas do subsector escolhido.

Acesso à documentação oficial do concurso e processo de candidatura (tópico 1) no Portal Funding & Tenders.
Como resultado da sessão News European Pitch, disponibilizamos um catálogo com os projectos que estão à procura de parcerias.

Acção 2 (tópico 2): Pluralismo

  • As propostas podem ser apresentadas por uma única organização ou por um consórcio (que pode incluir, mas não está limitado a, organizações sem fins lucrativos)
  • A subvenção europeia cobre até 90% dos custos elegíveis do projecto e o montante máximo da subvenção por projecto é de 3 milhões de euros
  • Todos os projectos devem ter uma duração de 24 meses

Estas acções, incluindo o apoio a terceiros, visam os meios de comunicação social activos em sectores de particular relevância para a participação democrática e cívica, tais como os meios de comunicação social locais e regionais, o jornalismo independente e de investigação e outras organizações que publicam notícias de interesse público.

Para além de oferecer um sistema de apoio a outras organizações do sector e a meios de comunicação independentes, será incluída uma série de medidas de reforço de capacidades e/ou outras medidas que beneficiem o subsector escolhido (tais como o desenvolvimento de normas éticas, critérios e indicadores para aferir esse apoio ao sector, etc.).

Acesso à documentação oficial do concurso e processo de candidatura (tópico 2) no Portal Funding & Tenders.
Como resultado da sessão News European Pitch, disponibilizamos um catálogo com os projectos que estão à procura de parcerias.


Veja aqui a sessão de informação online que a EACEA realizou a 13 de Janeiro de 2023.
A sessão de Pitching pode ser vista aqui.

Exemplos de projectos em curso no âmbito deste concurso podem ser encontrados aqui e informações gerais sobre o apoio da UE aos meios de comunicação social podem também ser consultadas aqui.


Observações finais

  • A informação aqui disponibilizada é um resumo e não invalida a absoluta necessidade de leitura dos respectivos guidelines das linhas de financiamento, nomeadamente por forma a aferir os critérios de elegibilidade e de avaliação
  • Para esclarecimento de dúvidas e apoio à elaboração de candidaturas, por favor contactar Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou +351 21 3230896