Centro de Informação Europa Criativa

ir para conteudo
18-01-2023
Music Moves Europe: relatório alerta para os problemas de saúde e bem-estar dos profissionais da música

As autoridades nacionais e locais devem tem em atenção a saúde e bem-estar dos profissionais da música; todos os currículos das escolas de música do ensino superior devem incluir uma componente substancial e obrigatória sobre riscos e prevenção do bem-estar psicológico e mental; e a terapia mental e física profissional é muito cara para a maioria dos músicos. Estas são apenas três conclusões a reter do relatório The Health and Wellbeing of Professional Musicians and Music Creators in the EU – insights from research for policy and practice.

O documento destaca como os músicos profissionais e criadores musicais são vulneráveis ​​a vários factores de risco tendo em vista a saúde física e mental, como por exemplo ansiedade de desempenho e social, solidão, insegurança financeira, tensão e distúrbios físicos, perda auditiva induzida por ruído, distúrbios do sono, danos vocais, uso de substâncias proibidas e álcool, problemas de visão e depressão. No entanto, o relatório apresenta exemplos reais de políticas e práticas bem-sucedidas de vários Estados-Membros da UE tendo em vista a resolução desses problemas, tanto a nível do tratamento, mas também da educação e prevenção.

«Músicos profissionais e criadores de música operam num contexto de rápida mudança, onde a música é criada, distribuída, consumida e monetizada de maneiras completamente novas. O novo cenário cria uma pressão e stress extras em todos os profissionais da música, que agora precisam de uma série de outras habilidades além do virtuosismo e proficiência. Esta realidade provoca uma grande preocupação com a saúde e bem-estar dos profissionais e criadores de música e o relatório esclarece os riscos e as acções necessárias para proteger e melhorar a saúde, o bem-estar e a resiliência dos profissionais da música. O relatório é um passo importante tendo em vista o nosso esforço em melhorar a política e a vida de milhões de músicos profissionais e criadores», defendeu a Comissária Europeia para a Inovação, investigação, Cultura, Educação e Juventude, Mariya Gabriel.

O presente relatório é uma das ações da iniciativa Music Moves Europe, quadro abrangente para as iniciativas e acções da Comissão Europeia de apoio ao sector europeu da música. Neste contexto, a Acção Preparatória 2018-2020 Music Moves Europe: Boosting European music diversity and talent ajudou a Comissão Europeia a conceber um apoio direccionado ao sector da música no Programa Europa Criativa 2021-2027.