Centro de Informação Europa Criativa

ir para conteudo
19-01-2023
Marca do Património Europeu: Comissão Europeia à procura de especialistas para avaliar candidaturas

| Deadline: 5 de Fevereiro de 2023 |

A convocatória Pool of Experts European Heritage Labels, lançado recentemente pela Comissão Europeia, pretende recrutar especialistas de várias disciplinas tendo em vista o processo de selecção da Marca do Património Europeu. No total, a entidade pretende seleccionar 4 especialistas, que farão parte do painel de especialistas para um mandato de três anos.

Recorde-se que a Marca do Património Europeu é uma iniciativa da União Europeia que pretende contribuir para reforçar sentimentos de pertença e de identidade e incrementar o diálogo intercultural através da atribuição de uma distinção a sítios que possuam um forte valor simbólico europeu e que promovam uma melhor compreensão e visibilidade de elementos significativos, quer dos valores em que assenta a União Europeia, quer da história e património cultural europeus.

Até 2022, o painel de selecção europeu atribuiu a Marca do Património Europeu a 60 sítios distribuídos em 22 países (veja aqui). Esses sítios apresentam uma definição e uma abordagem inclusiva, centrada nas pessoas e baseada em valores para o património cultural. Espera-se com estas distinções que cada local desenvolva e realize actividades que sensibilizem para o seu papel na história e na cultura da Europa e/ou na construção da União Europeia. Com a atribuição da Marca do Património Europeu, os sítios patrimoniais seleccionados passam a fazer parte de uma rede de renome e prestígio que moldou a história da Europa e que convidam os visitantes, especialmente os jovens, a descobrirem todos os tipos de património cultural de uma perspectiva europeia.

De referir que a definição de sítio pode incluir locais naturais, subaquáticos, arqueológicos, industriais ou urbanos, os monumentos, as paisagens de interesse cultural, os memoriais, os produtos e bens culturais e o património imaterial. Para todas estas categorias, também pode ser considerado o património contemporâneo. Os produtos e bens culturais, bem como o património imaterial, têm de estar ligados a um espaço físico claramente identificável, onde as acções de informação e actividades educativas serão desenvolvidas.

Dos 60 sítios distinguidos neste momento como Marca do Património Europeu, quatro estão localizados em Portugal:

2014 - Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra
2014 - Carta de Lei da Abolição da Pena de Morte (1867)
2015 - Promontório de Sagres
2019 - Património Cultural Subaquático dos Açores

Dirigida a todos os cidadãos da União Europeia, a convocatória Pool of Experts European Heritage Labels terá em evidência os seguintes critérios no momento da selecção:

  • complementaridade das competências
  • distribuição geográfica equilibrada
  • equilíbrio de género

Já os participantes também terão de cumprir alguns critérios, tais como:

  • mestrado em Ciência Política, História, Ciências Sociais, Patrimônio Cultural ou similar
  • pelo menos 8 anos de experiência de trabalho em universidades, ensino, pesquisa ou campos similares
  • experiência anterior na elaboração de relatórios para a UE ou em outras organizações internacionais, governos ou similares
  • excelentes habilidades orais e escritas em inglês
  • conhecimento das questões do Património Cultural na Europa ou das políticas culturais europeias (será uma vantagem na candidatura)
  • disponibilidade para dedicar um número adequado de dias úteis por ano ao trabalho do painel

Toda a informação referente a convocatória Pool of Experts European Heritage Labels pode ser consultada aqui, numa convocatória que tem o seu prazo de inscrição a terminar no dia 5 de Fevereiro.