| Prazo para apresentação de projectos para Pitching: 27 de Fevereiro, 17h00 (de Lisboa)
Data da sessão de European News Pitch para encontrar parceiros: 14 de Março, entre as 13h30 e as 15h30 (de Lisboa), online |
No seguimento da sessão de pitching, disponibilizamos o catálogo de projectos que estão à procura de parcerias.
No âmbito da call "Parcerias Jornalísticas", os Desks Europa Criativa de 22 países organizam um novo European News Pitch para projectos que pretendem concorrer e que, para tal, procuram parceiros. O objectivo é que, nesta sessão, sejam apresentados diferentes projectos de toda a Europa e, consequemente, facilitar o establecimento de parcerias, um requisito fulcral desta convocatória.
A sessão de pitching, que será on-line, está agendada para terça-feira, 14 de Março de 2023, entre às 13h30 e 15h30, hora de Portugal continental. Cada pitch será de 5 minutos, mais 2-3 minutos de Perguntas & Respostas com a audiência.
Inscreva-se com o seu projecto até segunda-feira, 27 de Fevereiro, 17h00 (hora de Lisboa) através deste formulário. A selecção dos projectos que farão o picth será anunciada a 6 de Março.
Para quem não pretende fazer um pitch mas está igualmente interessado em participar na sessão, pode fazê-lo como observador e para tal basta inscrever-se até o dia anterior ao evento através de https://my.weezevent.com/.
Este evento é dinamizado pelos Creative Europe Desks da Áustria, Bélgica, Croácia, Chipre, República Checa, Dinamarca, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Hungria, Irlanda, Islândia, Itália, Letónia, Lituânia, Holanda, Portugal, Eslovénia, Roménia, Espanha e Ucrânia em parceria com a Comissão Europeia e a Agência Executiva Europeia EACEA.
O evento será realizado em inglês.
===========================================================================
Sobre o convite à apresentação de propostas "NEWS - Journalism Partnerships", cujo prazo de submissão é 27 de Abril de 2023
A convocatória está dividida em duas sub-chamadas. Pode candidatar-se tanto à Acção 1 como à Acção 2.
Acção 1: Colaborações (5 milhões de euros):
- Mais sustentabilidade e resiliência para o sector dos meios de comunicação social europeus através do apoio à colaboração dos meios de comunicação social
- Consórcios de pelo menos 3 entidades de 3 países participantes do Europa Criativa
- As propostas devem envolver o maior número possível de meios noticiosos, para beneficiar a comunidade alargada dos meios noticiosos europeus.
- Co-financiamento da UE: máximo. 80% dos custos elegíveis, subvenção da UE no máximo. 2 milhões € por projecto
Acção 2: Pluralismo (5 milhões de euros)
- Consórcios ou candidatos individuais que prestam apoio financeiro a outros actores da comunicação social
- Reforçar o jornalismo de investigação, a liberdade e pluralismo dos meios de comunicação
Fizemos um resumo dos principais pontos aqui