| Deadline: 17 de Março de 2023 |
Projecto de cooperação apoiado pelo Europa Criativa que apresenta a Culturgest como líder, estão abertas as candidaturas para a última edição dos ACT – Art, Climate, Transition Summer Labs, que decorrerá em Skopje, capital da Macedónia do Norte, entre 4 e 9 de Junho de 2023. Organizado pelo parceiro do projecto Lokomotiva, o prazo de submissão desta iniciativa, que tem como foco a função do espaço público no meio urbano, termina no próximo dia 17 de Março.
«Muitos espaços públicos na Macedónia do Norte foram privatizados durante a transição política de uma sociedade socialista para uma sociedade capitalista. Assim, durante anos de governo público corrupto, os espaços públicos foram vendidos a proprietários privados, apesar da regulamentação existente em matéria de planeamento urbano. Através deste laboratório, queremos concentrar-nos nos espaços públicos da cidade de Skopje, que foram planeados como espaços de socialização e de produção de sociabilização, mas que começaram a desaparecer», referem os organizadores.
No total, a Culturgest apoiará a participação de um jovem artista no Summer Lab. As condições de elegibilidade são as seguintes:
- Artistas de artes performativas
- Residentes em Portugal (de qualquer nacionalidade)
- Até 30 anos
- Fluência em inglês
- Pelo menos, três criações próprias, em nome individual ou como participante num coletivo
As candidaturas devem ser enviadas para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. e a Culturgest responderá a todas as candidaturas até o dia 31 de Março.
Refira-se que o ACT – Art, Climate, Transition é um projecto iniciado por 10 operadores culturais oriundos de 10 países europeus que trabalham na área das artes performativas e visuais e que desenvolveu-se em torno da sensibilização para a crise climática e da apresentação das artes como um forte criador de futuros possíveis, muito fruto da consciência social e da acção cidadã sobre estas questões. Apesar de manter o foco nas artes, ecologia e mudanças climáticas, há também nos últimos anos uma preocupação em criar e manter uma conecção com as questões da desigualdade, a justiça climática e as ecologias urbanas.