Assistente executivo no Centro Cultural de Belém, o português Milton Pereira foi escolhido para integrar o programa Lights On 2023, que pretende reforçar a cooperação entre os centros culturais europeus. Esta iniciativa inclui um seminário de 5 dias e um intercâmbio de uma semana (no mínimo) com uma organização cultural no espaço europeu, oferecendo aos participantes uma perspectiva europeia singular sobre o meio, mas também a adquirir novas competências e habilidades para o desenvolvimento do seu trabalho do dia-a-dia com o público e com a comunidade em geral.
O Lights On é organizado pelo European Network of Cultural Centres (apoiado pelo Europa Criativa) desde 2008 e o tema central deste ano é a “Gestão Sustentável de Crises”, sendo o objectivo do evento debater como as organizações culturais lidam com as crises nos mais diversos níveis (e as comunidades em geral…), já que as crises, nos nossos dias, são múltiplas e atravessam fronteiras geográficas, sociais, pessoais e sectoriais.
O seminário decorrerá entre 8 e 12 de Maio e será realizado em Ostend, na Bélgica, enquanto o intercâmbio dos participantes ocorrerá entre Junho e Novembro de 2023.
No total, foram escolhidos 14 participantes oriundos de 11 países. Além de Milton Pereira, os restantes são os seguintes:
- Maria Makarova (De Structura), Itália
- Anna Lisa Tuczek (Die Börse Wuppertal), Alemanha
- Kristina Timmermann (Haus Drei), Alemanha
- Vivija Vītola (Culture Association of Northern Riga), Letónia
- Katharina Schwab (WUK Verein zur Schaffung offener Kultur- und Werkstättenhäuser), Áustria
- Lučka Berlot (Kulturni dom Franca Bernika Domzale), Eslovénia
- Jacomine Hendrikse (DutchCulture), Países Baixos
- Giulia Muroni (Teatro di Sardegna), Itália
- Paulina Andruczyk (Staromiejski Dom Kultury), Polónia
- Sofia Kuisma (City of Espoo - Cultural Unit), Finlândia
- Leire Garcia (Zirkozaurre), Espanha
- Sorina Petrescu (Areal), Roménia
- Hanna Kłoszewska (Polin Museum of the History of Polish Jews), Polónia