Em 2025, Chemnitz, na Alemanha, será a Capital Europeia da Cultura. Sob o lema C the unseen, os organizadores pretendem dar visibilidade a espaços e áreas menos vistas, mas também têm como foco as mais variadas actividades sócio-culturais, como a arte, comida e cultura alimentar, meio ambiente, jovens e idosos, sustentabilidade e actividades dos cidadãos, entre muitas outras.
“Como a participação na cultura e na participação cívica pode fortalecer a coesão social?” é uma das questões levantadas pela organização, que considera que o elemento central do programa Capital da Cultura é inspirar o maior número possível de pessoas a se tornarem “makers”, pessoas criativas e auto-eficazes que contribuem com as suas habilidades e conhecimentos para moldar o ambiente social.
O European Workshop for Culture and Democracy é construído (e constituído) com base em cinco pilares:
- Soft Skills Academy I
Programa de capacitação e networking para ideias de projectos - Soft Skills Academy II
Projectos-piloto na sociedade civil - Celebrate generations!
Projectos para jovens e idosos - CZ-PL-D
Cooperação transfronteiriça com parceiros na República Checa, Polónia e Alemanha - Urban popular culture
Destas cinco temáticas, e desde 27 de Fevereiro de 2023, as calls Soft Skills Academy I, CZ-PL-D e Celebrating Generations já estão abertas à apresentação de propostas. Já as calls Soft Skills Academy II e Urban popular culture vão abrir, em teoria, em Maio e Setembro, respectivamente.
Veja aqui toda a informação.