"Nayola", com estreia no passado dia 13, e "Nação Valente", que tem a sua estreia agendada para o próximo dia 20 de Abril, são dois filmes apoiados pelo Programa Europa Criativa MEDIA.
A sinopse da animação "Nayola", realizado por José Miguel Ribeiro com produção da Praça Filmes, é baseada na peça “A Caixa Preta”, de José Eduardo Agualusa e Mia Couto, é a seguinte:
«Angola. Três gerações de mulheres flageladas pela guerra civil, Lelena (a avó), Nayola (a filha) e Yara (a neta). Um segredo dilacerante, uma busca temerária, uma canção de combate. Um amor suspenso, uma viagem iniciática, uma rusga trágica.»
Já o filme "Nação Valente" (ver aqui o trailer), realizado por Carlos Conceição e produzido pela Terratreme, tem a seguinte sinopse:
«Em 1974, após anos de guerra civil, os portugueses e os seus descendentes fugiram da colónia de Angola, onde grupos independentistas gradualmente reivindicaram o seu território. “Nação Valente” dá uma dupla perspectiva sobre esta luta: uma menina tribal que descobre o amor e a morte quando o seu caminho se cruza com o de um jovem soldado português; um grupo de soldados portugueses está barricado dentro de um muro infinito do qual terão que escapar assim que o passado sair do túmulo para reivindicar a sua tão esperada justiça»
"Nayola" foi apoiado pelo Europa Criativa MEDIA pela linha de financiamento Single Development, enquanto "Nação Valente" concorreu a call European Slate Funding, ambas no quadro 2014-2020.
Por último, de referir que o filme "Índia", de Telmo Churro, outra obra apoiada pelo Europa Criativa MEDIA, terá a sua estreia nacional no IndieLisboa no dia 3 de Maio, às 21h30, no Cinema São Jorge (ler aqui).