Centro de Informação Europa Criativa

ir para conteudo
18-05-2023
Programa Europa Criativa: Comissão Europeia reforça apoio à Ucrânia no sector cultural

Seleccionados para participarem no Programa Europa Criativa, três consórcios UE-Ucrânia começaram a executar os seus projectos de apoio aos artistas e organizações culturais ucranianas. Os três projectos envolvem 16 organizações europeias e ucranianas e procuram oferecer mecanismos de financiamento flexíveis e o reforço das suas capacidades: 

  • Coordenado pela Izolyatsia, o consórcio Zmina prestará apoio financeiro aos artistas e organizações culturais ucranianas com o intuito de criar e mostrar o seu trabalho na Ucrânia e nos países que participam do Programa Europa Criativa. 
  • O consórcio Culture Helps, coordenado pela Insha Osvita, tem como meta ajudar os ucranianos deslocados a terem acesso à cultura, em especial os mais novos. De referir que, neste momento, apresenta duas calls abertas, uma dirigida a projectos de integração (ver aqui) e outra destinada ao apoio à saúde mental (ver aqui).
  • O consórcio U-RE-Herit, coordenado pela Lithuanian Association of Architects, vai prestar apoio ao reforço das capacidades e formação aos profissionais do património cultural ucranianos a fim de contribuir para a recuperação do património cultural do seu país no pós-guerra

«Congratulo-me por ver estas iniciativas ganharem forma. Tenho a certeza de que, com o financiamento do Programa Europa Criativa, os três consórcios poderão fazer uma verdadeira diferença no terreno. A preservação do património cultural e o acesso à educação e à cultura são fundamentais para a resiliência e a reconstrução do país. O Programa Europa Criativa apoia a Ucrânia», afirmou o vice-presidente da Comissão Europeia para a promoção do Estilo de Vida Europeu, Margaritis Schinas.

Recorde-se que a convocatória especial do Programa Europa Criativa dirigida a Ucrânia foi lançada em Setembro de 2022, fruto da invasão militar em larga escala da Ucrânia por parte da Rússia. Deste modo, o programa incentiva uma maior cooperação entre as organizações culturais europeias e ucranianas, apoiando a mobilidade dos artistas ucranianos através do programa Culture Moves Europe ou facilitando a publicação e distribuição de livros e conteúdos culturais em língua ucraniana, por exemplo. Apenas duas acções que pretendem ser uma resposta às consequências dramáticas para o sector criativo e o património cultural da ucrânia devido à continuidade da guerra.

Notícias relacionadas