No próximo dia 26 de Maio realiza-se o simpósio Disability and Transforming the Cultural Ecosystem, que será realizado em Les Brigittines, em Bruxelas, mas que poderá ser acompanhado via streaming através deste link (acesso gratuito, mas mediante inscrição prévia aqui).
O simpósio, que decorrerá entre às 9h00 e 12h00 (hora de Portugal), pretende responder a várias perguntas, tais como:
- Qual é o panorama cultural para artistas europeus, profissionais das artes e público com deficiência em 2023?
- Quais os avanços recentes que foram feitos a nível nacional e europeu?
- Como todos os profissionais culturais, organizações artísticas, instituições nacionais e formuladores de políticas culturais podem desempenhar um papel na transformação do ecossistema cultural nos próximos anos?
- Que compromisso com a equidade da deficiência está no poder dos formuladores de políticas culturais?
- Quando os formuladores de políticas devem seguir o exemplo do sector cultural e quando devem tomar a iniciativa?
- Como a cultura acessível pode ser priorizada num momento de precariedade financeira e incerteza política?
De referir que o simpósio terá interpretação em Língua Gestual e legenda, disponíveis em italiano, espanhol, polaco, francês, alemão e sérvio.
Entretanto, dois dias antes, concretamente no dia 24 de Maio, entre 9h30-11h30 (hora de Portugal continental), será revelado o relatório Time to Act: Two Years On, que procurou analisar as lacunas de conhecimento no sector cultural que contribuem para as desigualdades de artistas e público com deficiência física. O relatório revela informações sobre a acessibilidade, a inclusão, a mobilidade internacional e o desenvolvimento profissional de artistas com deficiência no sector europeu de artes cénicas, bem como o progresso alcançado nos últimos anos. O relatório combina dados dos países participantes do programa Europa Criativa (mas também da Suíça e Reino Unido), com análises mais detalhadas do progresso realizados em três países, Itália, Polónia e Suécia. O link para a apresentação do relatório, que também é gratuito, pode ser acedido aqui.
Refira-se que o simpósio Disability and Transforming the Cultural Ecosystem é organizado pelo Europe Beyond Access, que é co-financiado pelo Europa Criativa e tem como objectivo apoiar artistas com deficiência «a romper os tetos de vidro dos sectores contemporâneos de teatro e dança». No total, sete organizações fazem parte do consórcio, concretamente as seguintes:
- British Council (Grã-Bretanha)
- Onassis Cultural Centre (Grécia)
- Holland Dance Festival (Países Baixos)
- Kampnagel (Alemanha)
- Per.Art (Sérvia)
- Skånes Dansteater (Suécia)
- Oriente Occidente (Itália)
Como afiliados de divulgação, nota para a presença do Acesso Cultura, de Portugal, assim como a EUCREA, IETM, ISPA, ONDA, Theatre Institute e Un-Label.