Centro de Informação Europa Criativa

ir para conteudo
04-08-2023
European Theatre Forum 2023:

The Opole Recommendations é o resultado do recente European Theatre Forum (ETF) 2023, um documento que pretende recolher a voz do vasto sector teatral europeu e que procura definir as necessidades, preocupações e prioridades do teatro, delineando as mudanças que as instituições europeias devem fazer nos próximos anos. As ideias foram expressas pelos mais de 200 participantes presentes no ETF, que foi realizado no JK Opole Theatre, na Polónia, entre 11 e 13 de Maio de 2023. 

Como podemos ler no PDF; «o Programa Europa Criativa continuará a proporcionar muitas oportunidades ao sector do teatro para que continue a inspirar, encantar e desafiar as nossas realidades. Para superar crises difíceis e colocar em evidência os nossos valores europeus, a Europa precisa do seu teatro e das histórias que só ele pode contar», refere o director-geral para a Educação, Juventude, Desporto e Cultura, Georg Häusler.

The Opole Recommendations aborda as questões prementes que o sector teatral europeu enfrenta, procurando orientá-lo para práticas sustentáveis, digitais e socialmente responsáveis. Um dos seus principais objectivos é o desenvolvimento e implementação de uma ferramenta de avaliação de sustentabilidade para medir e reduzir a pegada de carbono de todo o sector teatral, por exemplo.

«O The Opole Recommendations exorta a Comissão Europeia a adoptar uma abordagem holística e intersectorial para desenvolver uma estrutura abrangente de políticas de teatro. Esta abordagem permitirá ao sector enfrentar de forma eficaz os desafios globais e promover a colaboração com outros sectores criativos e culturais, reunindo recursos e tendo um maior impacto em questões como a digitalização e o desenvolvimento sustentável», podemos ler na página da comissão.

Para ler o The Opole Recommendations, clicar aqui.

Fundada em 1988, a European Theatre Convention, apoiada pelo Programa Europa Criativa, é a maior rede de teatros públicos da Europa e conta com 61 membros de 30 países, entre eles o Teatro do Noroeste - Centro Dramático de Viana (Viana de Castelo) e o Centro Cultural de Belém (Lisboa), de Portugal.

LEIA TAMBÉM
Relatório aborda o estatuto e as condições de trabalho dos artistas e profissionais da cultura e criativos
Relatório “Culture and Democracy: the evidence” destaca a importância da Cultura na Democracia

Notícias relacionadas