O primeiro festival MATE Europe foi agora revelado, com a edição portuguesa a decorrer em Coimbra entre os dias 20 e 24 de Outubro em diversos espaços da cidade, como o Hub Criativo Lufapo, o Museu Nacional de Machado de Castro ou o Convento São Francisco, por exemplo. Concertos com músicos de várias nacionalidades, palestras, sessões de mentoring e lançamentos de livros são apenas algumas das iniciativas programadas, que pretendem promover a representatividade da diversidade e valorização das actividades profissionais das indústrias culturais e criativas.
Da vasta programação do festival em Coimbra, destaque para as 12 formações que serão realizadas com a colaboração da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra (gratuitas mas limitadas a um número máximo de participantes). As temáticas são as seguintes:
- Comunicação
- Contabilidade e Fiscalidade
- Prática Musical Participativa
- Gestão de Carreiras
- Acessibilidades
- Produção de Eventos
- Criação Artística
- Edição Audiovisual
- Edição e Distribuição Física e Digital
- Música, Copyright e Tecnologia
- Produção Artística
- Agenciamento
No total, o Festival MATE Europe vai percorrer três cidades europeias: além de Coimbra, o evento vai passar por Santiago de Compostela (21-23 de Setembro), em Espanha, e Tessalónica (5-7 de Outubro), na Grécia.
Co-financiado pelo Europa Criativa, o MATE Europe | Música, Arte, Tecnologia, Educação pretende reunir artistas, empreendedores, marcas e serviços da indústria criativa no formato de programação contínua e diversificada numa série de debates, mentoria para novos negócios, shows, talks, showcases, exibições de documentários e lançamentos de livros, rondas de negócios, fomentando deste modo a Economia Criativa. O projecto é liderado pela Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, entidade de natureza associativa de âmbito territorial da qual fazem parte 19 municípios, e tem como parceiros a Associação Cultural Sem Fins Lucrativos Jazz ao Centro Clube (Portugal) e as empresas Nordesía (Espanha) e Principal Pro (Grécia).
Toda a programação do Festival Mate Europe poder ser conhecida através deste link.