Centro de Informação Europa Criativa

ir para conteudo
30-08-2023
Inscrições abertas para os Prémios Europeus do Património Cultural / Prémios Europa Nostra 2024

| Deadline: 13 de Outubro de 2024 |


 

As inscrições para os Prémios  Europeus do Património Cultural / Prémios Europa Nostra 2024 estão abertas, com o prazo de submissão a terminar no próximo dia 13 de Outubro. 

Apoiados pelo programa Europa Criativa da União Europeia, os Prémios  Europeus do Património Cultural / Prémios Europa Nostra  foram lançados pela Comissão Europeia em 2002 e são considerados os prémios mais prestigiados da Europa no domínio do património, já que destacam e divulgam a excelência do património e as melhores práticas, incentivam o intercâmbio transfronteiriço de conhecimentos e ligam as partes interessadas no património através de redes mais amplas. Esta iniciativa traz grandes benefícios aos vencedores, tais como uma maior exposição (internacional), financiamento subsequente e um maior número de visitantes. Além disso, promovem um maior cuidado com o património entre os cidadãos europeus. Os Prémios  Europeus do Património Cultural / Prémios Europa Nostra são portanto uma ferramenta fundamental para promover os múltiplos valores do património cultural e natural para a sociedade, a economia e o ambiente da Europa. 

Por último, refira-se que a Europa Nostra é a voz da sociedade civil empenhada na salvaguarda e promoção do património cultural e natural da Europa, uma federação pan-europeia de organizações não-governamentais do património apoiada por uma ampla rede de entidades públicas, empresas privadas e indivíduos. Abrange mais de 40 países na Europa e é representada no nosso país pelo Centro Nacional de Cultura. Fundada em 1963, a Europa Nostra é hoje reconhecida como a mais representativa organização do património na Europa, colaborando com a União Europeia, o Conselho da Europa, a UNESCO e outros organismos internacionais.

Para concorrer aos prémios  Europeus do Património Cultural / Prémios Europa Nostra 2024, clicar aqui. Para mais informações, aqui.

Esta quarta-feira, entre às 16 e 17 horas, realizar-se-á o webinar How to prepare an application for the European Heritage Awards / Europa Nostra Awards 2024. O registo pode ser feito aqui.

LEIA TAMBÉM
Prémios Europeus do Património Cultural / Prémios Europa Nostra 2023 com recorde de distinções para Portugal
Europa Nostra: lançado projecto-piloto Hub Europeu do Património

Notícias relacionadas