Apoiado pelo Europa Criativa MEDIA, o ACE Producers revelou o nome dos candidatos escolhidos para integrar o ACE Network, que reúne 18 produtores independentes, entre eles Filipa Reis, da produtora portuguesa Uma Pedra no Sapato (ver os eleitos aqui). Recorde-se que o ACE Network reúne produtores que apresentaram um projecto em desenvolvimento adequado para co-produção e destinado ao mercado internacional (Filipa Reis concorreu com «Cantiga», realização de Miguel Gomes), com a formação a enfatizar a posição-chave e as responsabilidades exclusivas do produtor ao longo de todo o processo de produção de um filme, como o desenvolvimento, financiamento, produção, marketing e distribuição, por exemplo.
No total, o ACE Network reúne 18 produtores oriundos de 17 países, que vão participar de três workshops ao longo de 2023 e 2024, que decorrerão na Noruega, Polónia e França, país que acolherá a ACE Annual Reunion:
- Outubro de 2023: desenvolvimento de conteúdo (Oslo, Noruega)
- Novembro de 2023: estratégias de financiamento (Varsóvia, Polónia)
- Abril de 2024: perspectivas de negócios (França)
- Abril de 2024: reunião anual dos Produtores da ACE (Bordéus, França)
De referir que Filipa Reis não é a primeira profissional de uma produtora portuguesa a integrar o ACE Network. Por exemplo, na edição passada, Tathiani Sacilotto, Persona Non Grata Pictures, também frequentou esta formação, que conta com bolsas Europa Criativa MEDIA.