O Centro de Informação Europa Criativa e os desks da Croácia, Chéquia, França, Hungria e Eslovénia organizam, juntamente com outras entidades, a Green Moves EU Music: European opportunities for sustainable society, uma mesa-redonda sobre as questões ambientais na música. A pergunta central do evento é a seguinte:
«Como pode o sector da música contribuir para o Pacto Ecológico Europeu e qual é o papel dos projectos musicais na luta contra as alterações climáticas?»
A mesa-redonda será moderada por Juliette Olivares (gestora de projectos para a Live DMA e envolvida com a UPBEAT Platform) e contará com as presenças de Klára Nagy (responsável pelos projectos Hangvető e MOST – the Bridge for Balkan Music), Boyan Pinter (fundador da SPIKE - Bulgarian Music Showcase) e Brenda Dobrovic (curadora criativa do festival Rock for People).
A Green Moves EU Music: European opportunities for sustainable society, agendada para o dia 15 de Setembro em Šibenik, na Croácia (entre às 10 e 11 horas locais), pretende promover a partilha de práticas e conhecimentos que incentivam os agentes da música a contribuir para uma sociedade mais verde. Os participantes terão a oportunidade de aprender como podem obter apoio a nível europeu para os seus projectos e adoptar práticas mais sustentáveis para as suas operações.
Convidado pelo Centro de Informação Europa Criativa estará presente Bernardo Queirós, que colabora com a AMAEI e Why Portugal, entidades que coordenam e integram vários projectos Europa Criativa, como Digital Path to Market (MusicAIRE) e Europe In Synch (BELEM - Boosting European Lyrics via Entrepreneurial Monetisation e Musika Periferika). A sua presença tem como finalidade fomentar eventuais parcerias para o sector, mas também dar uma visão geral sobre o panorama musical nacional e absorver inputs importantes no local, já que o evento vai abordar questões cruciais de sustentabilidade na indústria musical.
Recorde-se que o Pacto Ecológico Europeu estabeleceu a promoção da sustentabilidade ambiental como uma das suas prioridades transversais. Para o período de 2021-2027, o intuito é que 30% do orçamento da União Europeia seja dedicado a apoiar os objectivos climáticos. A Cultura desempenha um papel crucial nesse processo, criando oportunidades para superar desafios e construir uma sociedade mais verde.
A mesa-redonda Green Moves EU Music: European opportunities for sustainable society está inserida no SHIP Showcase Festival & Music Conference, que ocorrerá de 14 a 17 de Setembro na Croácia. Este festival é dedicado à descoberta de novas músicas europeias e croatas e é uma plataforma para conectar profissionais da música de todo o mundo.