Centro de Informação Europa Criativa

ir para conteudo
13-10-2023
“Pop the Vote!” procura jovens artistas 

| Deadline: 15 de Outubro de 2023 |

 

Apoiado pelo Europa Criativa, o projecto Pop the Vote! Culture on the Ballot, liderado pela Culture Action Europe, tem como finalidade promover o envolvimento activo dos cidadãos europeus nas eleições europeias de 2024 através da Cultura e das Artes. «O Pop the Vote! utiliza formas inovadoras de envolvimento comunitário com a Cultura e as Artes no seu cerne (...), visa alcançar os cidadãos, incluindo grupos sub-representados que tendem a estar menos envolvidos nos processos de tomada de decisão europeus, e incentivá-los a participar nas eleições para o Parlamento Europeu em 2024», referem os organizadores.

Neste momento, está aberta uma call com o intuito de escolher Agentes da Mudança (Changemakers) para actuarem nas suas próprias comunidades, mobilizando a mesma para participarem nas eleições europeias do próximo ano. Com o prazo de submissão a terminar a 15 de Outubro, a convocatória é dirigida a jovens entre os 18 e 30 anos, incluindo artistas, estudantes de arte e trabalhadores culturais, por exemplo.

No início de 2024, os Agentes da Mudança seleccionados assumirão a responsabilidade de mobilizar cidadãos, particularmente grupos sub-representados, usando a arte e a cultura como poderosas ferramentas para melhorar a participação política. No total, serão escolhidos 52 jovens de 14 países da União Europeia (Bulgária, Croácia, Chipre, França, Alemanha, Grécia, Hungria, Itália, Países Baixos, Polónia, Portugal, Eslovénia, Espanha e Suécia) para participarem de um programa de formação intensivo com a duração de uma semana na Bélgica, entre 10 e 16 de Fevereiro de 2024.

O programa abrange uma ampla gama de tópicos, incluindo artivismo, campanhas políticas e o uso da expressão artística como linguagem política. Durante a formação, os Agentes da Mudança também terão a oportunidade de explorar de perto a União Europeia, as suas instituições e o contexto das eleições parlamentares europeias.

Após o término do workshop, os eleitos terão de desenvolver um plano para realizar dois projectos nos seus países de origem.

«Esses eventos terão como alvo um mínimo de 100 cidadãos e utilizarão as artes e o artivismo como metodologia para estimular a participação dos cidadãos nas eleições para o Parlamento Europeu em Junho de 2024.»

Por último, de referir que o embaixador do "Pop the Vote" no nosso país é o Mapa das Ideias, também membro da Culture Action Europe.

Pode aceder a toda a informação sobre a convocatória Pop the Vote através deste link.

Notícias relacionadas