Centro de Informação Europa Criativa

ir para conteudo
06-10-2023
Projecto do português Nuno Vasconcelos seleccionado pela plataforma europeia LINA

A plataforma LINA, composta por uma rede que conta com a Trienal de Arquitectura de Lisboa, por exemplo, escolheu 28 profissionais, pensadores e criativos emergentes que apresentaram uma ideia, solução prática, visão teórica ou prática instigante abordando a crise ambiental. 

Entre eles está o português Nuno Vasconcelos, do estúdio DOING, que trabalha em torno de materiais sustentáveis, «especialmente escavações e agregados de demolições para utilização em construções em terra bruta. Com estes ideais fundei o DOING.pt, um conceito para responder à necessidade de criar trabalhos práticos (investigação, logística e produção) que resultem sobretudo em intervenções com consciência educativa, social e ecológica». Neste link pode ver o projecto apresentado por Nuno Vasconelos, que foi escolido pela LINA. 

Os 28 projectos escolhidos vão participar agora num programa de arquitectura internacional com um calendário regular de eventos por toda a Europa e Mediterrâneo, sempre em cooperação com as 32 instituições culturais que integram a LINA. Mas também estarão presentes na 2023 LINA Conference: Alliances for a resourceful city, que ocorrerá em Copenhaga nos dias 9 e 10 de Outubro de 2023, um evento que pode ser acompanhado via streaming (necessário registo). 

Segundo a Trienal de Arquitectura de Lisboa, «a LINA partilha o nome com uma das arquitectas mais conhecidas do século XX e significa Learning, Interacting and Networking in Architecture (Aprendizagem, Interacção e Intercâmbio em Arquitectura), os três eixos para apoiar profissionais emergentes e mobilizar esforços que transformem o mundo que habitamos num lugar mais sustentável e circular». Até 2025, a plataforma pretende mostrar «novas abordagens teóricas ou práticas num contexto artístico, educativo e cultural. A rede integra encontros regulares entre curadorias, produção, agentes e organizações que trabalham para as mudanças urgentes no planeamento urbano e desenho espacial a par do European Green Deal (Acordo Verde Europeu). Em ligação com a Nova Bauhaus Europeia, LINA aborda os desafios climáticos através de um vasto programa internacional de investigação, workshops, exposições, conferências e projectos editoriais».

Veja aqui os 28 projectos seleccionados da convocatória LINA.

Notícias relacionadas