[Ver gravação da sessão aqui, apresentação disponível aqui]
No âmbito do Encontro Internacional de Editores, o Centro de Informação Europa Criativa e a AICEP organizam uma sessão extra cujo objectivo principal é a partilha de dicas e boas prácticas por parte de editoras oriundas da Espanha, Eslovénia, Polónia, Macedónia do Norte, Ucrânia, Lituânia, Croácia e Portugal que contam com projectos apoiados na linha de financiamento “Circulação de Obras Literárias Europeias”.
Esta convocatória anual tem como objectivo traduzir, publicar e distribuir obras de ficção e pretende também reforçar a diversidade das obras literárias europeias, nomeadamente apoiando a tradução das línguas minoritárias ou menos faladas (como é o caso do português). A próxima convocatória está prevista para Janeiro 2024 e com prazo de submissão em Abril 2024. Subvenções vão até 300.000 mil euros, co-financiamento de 60% a fundo-perdido, e são elegíveis os custos relativos à tradução, publicação, distribuição e promoção.
A sessão Financiamento europeu para o sector editorial e do livro: aprender com os projectos apoiados decorrerá no próximo dia 13 de Outubro e realizar-se-á no Auditório da AICEP Portugal Global, em Lisboa, entre às 9h30 e 11h00. O encontro, que será em português e inglês sem tradução simultânea, é dirigida a profissionais e organizações activas no sector editorial e do livro (editoras, festivais de literatura, feiras do livro, bibliotecas, livrarias, tradutores, agentes literários, etc).
Contará com a presença de:
Lituânia: Sigita Puke / Aukso zuvy
Espanha: Irene Antón / Errata Naturae
Polónia: Monika Wróbel-Lutz e Monika Czajkowska/ Tatarak Publish House
Eslovénia: Nika Šušman/ Miš Publishing Hous
Macedónia do Norte: Biljana Crvenkovska/ Strange Forest
Croácia Mihaela Majcen-Marinić / Ministry of Culture and Media of the Republic of Croatia
Ucrânia: Ivan Fedechko / The Old Lion Publishing House
Portugal: Rui Pedro Ruivo / Shantarin
Portugal: Lurdes Afonso e Ester Cortegano / Antígona
O acesso é gratuito mediante inscrição através deste link.
Conheça com detalhe quem são os profissionais internacionais convidados, bem como seus géneros literários neste link.
De referir que, para além desta sessão, o Encontro International de Editores em Portugal, iniciativa que decorrerá em Lisboa e Óbidos entre os dias 11 e 14 de Outubro, inclui encontros bilaterais, momentos de networking e duas sessões públicas que decorrerão no FOLIO - Festival Literário Internacional de Óbidos. Conheça toda a programação aqui.
Esta iniciativa conta com a colaboração dos desks Europa Criativa dos países representados, bem como do FOLIO.