No próximo dia 23 de Outubro, o projecto Manifest, co-financiado pelo Europa Criativa e que conta com cinco parceiros da União Europeia, entre eles o Gerador, de Portugal, apresenta o showcase MANIFEST - Novas Perspetivas Artísticas sobre as Memórias do Comércio Transatlântico de Pessoas Escravizadas, concretamente em Lisboa (Rua de São Marçal, n.º 7).
O showcase é a primeira oportunidade para o público entrar em contacto com os trabalhos artísticos que estão a ser desenvolvidos no âmbito do projecto, trabalhos que envolvem criação audiovisual, realidade virtual e realidade aumentada, por exemplo. No evento ainda será possível conversar com os artistas presentes, que representam 12 projectos artísticos que reflectem sobre a memória da escravatura transatlântica (conheça aqui os trabalhos).
Recorde-se que o Manifest está focado na importância da arte para a memória colectiva e pretende divulgar novas perspectivas artísticas que reflictam sobre o tema do comércio transatlântico de pessoas escravizadas, um projecto que pretende oferecer um novo quadro para interligar a arte com a memória e a inclusão social, proporcionando uma janela actualizada para uma memória europeia partilhada.
Além do Gerador, os parceiros que fazem parte do Manifest são CUMEDIAE (Bélgica), Les Anneaux de la Mémoir (França), Khora (Dinamarca) e Pro Progressione (Hungria).
Por último, de referir que, no dia 19, decorrerá a mesa-redonda "A arte e a reinterpretação da memória colectiva da Europa sobre o comércio transatlântico de pessoas escravizadas: como chegar aos públicos? Que acções de reparação?". Esta iniciativa começará às 18h00 e pode ser acompanhado via online (link aqui).
LEIA TAMBÉM
Portugueses escolhidos para integrar o MANIFEST Artistic Journey