| Deadline: 25 de Janeiro de 2024 |
O dok.incubator pretende seleccionar oito projectos para o seu tradicional workshop dirigido a documentários, um workshop que tem a seguinte estrutura:
- 1.ª sessão: Rough Cut (Abril - Banská Štiavnica, Eslováquia)
Foco no DNA do documentário, com especial atenção ao argumento, mas também é trabalhado o marketing
- 2.ª sessão: Fine Cut (Junho / Julho - República Checa)
O foco da segunda sessão é encontrar um rumo para o documentário. Os participantes debatem com os especialistas o caminho a seguir, sem descurar as possibilidades da distribuição dos documentários - 3.ª sessão: Session & Preview - Picture Lock (Outubro / Novembro - República Checa)
Nesta sessão é finalizada a edição dos documentários e é dedicado especial destaque ao marketing e a apresentação oficial dos projectos, que decorrerá durante o IDFA, em Amesterdão, no dia 17 de Novembro)
A formação tem como foco a perspectiva única do documentário e da sua narrativa, inserindo-a no contexto internacional com qualidade e potencial de interesse mundial, facultando ferramentas concretas para abordar eficazmente os futuros públicos e mercados. Ou seja, é focado no desenvolvimento profissional dos participantes fruto da orientação de tutores internacionais, profissionais da indústria, produtores, profissionais de marketing e editores experientes que apresentam regularmente os seus filmes nos principais festivais de cinema mundiais.
Nos últimos 12 anos, o workshop ajudou 13 documentários a fazer parte do Festival de Sundance, 35 foram exibidos no IDFA e seis foram indicados aos European Film Awards.
O deadline para o dok.incubator workshop é o dia 25 de Janeiro (neste link encontra toda a informação necessária sobre o workshop).
Recorde-se que as acções de formação financiadas pelo Europa Criativa MEDIA contam com bolsas de formação totais ou/e parciais destinadas sobretudo a profissionais de países de baixa capacidade de produção audiovisual do Grupo B, destinada a profissionais de países que não têm oferta formativa na área em questão ou não têm apoio financeiro dedicado à participação em acções de formação (como é o caso de Portugal). Os interessados nas bolsas devem contactar directamente as respectivas entidades responsáveis da formação.