O Prémio da União Europeia para a Literatura (European Union Prize for Literature - EUPL) é uma iniciativa anual com vista ao reconhecimento de autores literários emergentes na Europa. Este ano estão a concurso autores e obras dos seguintes países:
- PORTUGAL
- Albânia
- Bulgária
- Dinamarca
- Alemanha
- Hungria
- Islândia
- Letónia
- Malta
- Países Baixos
- Sérvia
- Eslovénia
- Tunísia
Lançado pela Comissão Europeia em 2009, o EUPL desenrola-se em ciclos trienais, engloba 41 países participantes no Programa Europa Criativa e tem um vencedor por país. O prémio tem como objectivos:
- Mostrar a diversidade e a riqueza da ficção contemporânea europeia
- Aumentar a visibilidade dos autores vencedores fora do seu país de origem, ajudando-os a atravessar fronteiras e a chegar a um público mais vasto
- Promover a publicação, a tradução, a venda e, em última análise, a leitura de livros de outros países europeus
- Incentivar a circulação transnacional de literatura, na Europa e no resto do mundo
Em relação a selecção dos autores, todos os anos, para um terço dos países participantes, são constituídos júris nacionais compostos por especialistas em literatura, editores e livreiros. Depois de escolher uma lista restrita com dois a cinco livros de autores promissores do seu país, cada júri selecciona o vencedor nacional (todos os laureados do ano são anunciados coletivamente pela Comissão Europeia).
O EUPL é organizado por um consórcio constituído pela European Booksellers Federation, pelo European Writers' Council e pela Federation of European Publishers, responsáveis pela criação dos júris nacionais e pela organização prática da cerimónia de entrega dos prémios. Dulce Maria Cardoso, em 2009, Afonso Cruz, em 2012, David Machado, em 2015, e Frederico Pedreira, em 2021, foram os autores portugueses distinguidos com o Prémio da União Europeia para a Literatura (de referir que, a partir de 2022, a organização introduziu uma mudança nos EUPL, com um júri a atribuir um vencedor geral, acompanhado de cinco menções especiais).
Por último, a call Circulação de Obras Literárias Europeias vai abrir no próximo dia 16 de Janeiro, com o prazo de submissão a terminar a 16 de Abril de 2024. Esta linha de financiamento pretende fornecer apoio financeiro para traduzir, publicar e distribuir obras de ficção (romances, contos, teatro, peças de rádio, poesia, banda desenhada, literatura para jovens adultos, etc) de e para as línguas oficiais dos países participantes no Europa Criativa. São elegíveis obras em papel e em formato digital (e-books e audiobooks) e as candidaturas podem ser feitas por uma entidade ou em consórcio de entidades activas no sector do livro (editoras, festivais de literatura, feiras do livro, bibliotecas, livrarias, etc).