O Culture Moves Europe revelou que 114 projetos foram seleccionados na segunda call Residências Artísticas, sendo nove portugueses, concretamente os seguintes:
- Companhia de Teatro Erva Daninha (Artes performativas)
- SerVivo (Artes performativas)
- LARGO Residências (Arquitetura)
- Faz - Forest Studio Associação (Património Cultural)
- Paredes-Meias (Arquitetura)
- Procur.arte (Artes visuais)
- Waking Life (Arquitetura)
- Agit LAB (Artes performativas)
- Oficina Zero (Artes performativas)
Portugal é o terceiro país com mais projectos apoiados, apenas superado pela Itália (19 projectos), Alemanha e Espanha (ex-aequo, com 12 projectos). Resultado semelhante foi alcançado na primeira fase da acção de Residências.
No total, o apoio financeiro da call será superior a 1,8 milhões de euros e acolherá 449 artistas e profissionais da cultura provenientes de 35 países da Europa Criativa (incluindo um projecto na Martinica, uma das regiões ultraperiféricas da UE), que serão seleccionados na segunda fase. Pela primeira vez, temos projectos de residência Culture Moves Europe na Albânia, Bósnia-Herzegovina e Tunísia, por exemplo.
Outros dados:
- Artes visuais, música e artes performativas foram os sectores com um maior número de projectos
- Património cultural, o design e o design de moda, a literatura e a arquitetura representam pouco mais de 30% dos projectos
- 65% dos anfitriões indicaram que o seu alojamento e instalações são acessíveis a artistas e profissionais da cultura com deficiência
- 95% das entidades vão receber pela primeira vez o apoio do Culture Moves Europe
De salientar ainda que os anfitriões seleccionados têm agora até 15 de Junho para confirmar os nomes dos artistas/entidades que estão a receber, com os primeiros projectos a começar já em Abril. Recorde-se que a terceira call Residências Artísticas está aberta até o próximo dia 15 de Maio (ler aqui), enquanto a segunda fase de candidaturas na linha de acção Mobilidade Individual, que também está aberta, termina a 31 de Maio (ler aqui)
Para mais informações, clicar aqui.
Por último, referir que no próximo dia 12 de Abril teremos a segunda sessão de matchmaking com o foco precisamente na linha de acção Residências Artísticas, que é destinada às organizações ou pessoas a nível individual que queiram acolher artistas e profissionais da cultura internacionais para um projecto de residência artística.
O objectivo das duas sessões é promover o networking online, que permitirá conhecer alguns anfitriões seleccionados nas convocatórias anteriores, assim como os seus projectos, mas também conhecer potenciais participantes, que vão apresentar os seus projectos de residência e partilhar os dados de contacto. O intuito é facilitar a colaboração entre todos os presentes nas sessões (toda a informação, aqui).
Leia também:
Resultados Culture Moves Europe- Mobilidade Individual: Portugal é o nono em 40 países com mais candidaturas aprovadas