“A Sala de Professores”, de Iker Çatak (Alemanha) e apoiado pelo Programa Europa Criativa MEDIA, foi o grande vencedor do Prémio LUX Audience Award 2024, numa iniciativa onde concorreu com os seguintes filmes:
- “20.000 Espécies de Abelhas”, de Estibaliz Urresola Solaguren (Espanha)
- “Folhas Caídas”, de Aki Kaurismäki (Finlândia)
- “Sur l’Adamant”, de Nicolas Philibert (França)
- “A Irmandade da Sauna”, de Anna Hints (Estónia)
A sinopse de “A Sala de Professores”, que será agora adaptado para públicos com deficiência visual e auditiva e promovido nos Estados-membros, é a seguinte:
«Carla Nowak, uma professora dedicada de Educação Física e Matemática, inicia o seu primeiro emprego numa escola secundária. Destaca-se dos outros docentes graças ao seu idealismo. Quando há uma série de roubos na escola e se suspeita de um dos seus alunos, ela decide investigar o caso. Carla tenta mediar entre pais indignados, colegas obstinados e alunos agressivos, mas vê-se implacavelmente confrontada com as estruturas do sistema escolar. Quanto mais desesperadamente tenta agir de forma correcta, mais a jovem professora se aproxima do seu limite.»
Recorde-se que o Prémio LUX Audience Award é organizado pelo Parlamento Europeu e pela Academia Europeia de Cinema e procura promover a diversidade cultural, oferecendo apoio tangível ao cinema e às artes. É o único prémio de cinema do mundo onde os cidadãos atribuem o prémio juntamente com deputados de um parlamento democraticamente eleito, um prémio que procura estreitar os laços entre a política e os cidadãos, convidando os espectadores europeus a tornarem-se protagonistas activos, votando nos seus filmes favoritos. Todos os anos, as obras finalistas sensibilizam para questões sociais e políticas actuais, envolvem audiências em debates sobre a Europa, de uma forma compreensível, e refletem a beleza e a diversidade do cinema europeu.
O Prémio LUX Audience Award é uma iniciativa apoiada pelo Europa Criativa MEDIA.
Neste link pode ver a cerimónia de entrega dos prémios, que decorreu no Parlamento Europeu.