Festival transnacional de arte dedicada à luz solar, o Sunplugged é um projecto apoiado pelo Europa Criativa que vai decorrer em três cidades, concretamente em Faro, Bari (Itália) e Ystad (Suécia).
Segundo os organizadores, o Sunplugged «convida artistas e cidadãos a reinterpretar as relações antigas e contemporâneas entre as pessoas e o Sol e dá corpo a novos rituais solares sustentáveis. A ideia é que, através da arte, se pensem novas formas de impulsionar estilos de vida mais ecológicos, que contribuam para a transição energética da Europa».
Em Portugal, o festival terá abertura oficial em Faro no dia 21 de Junho nas Comemorações do Solstício de Verão, numa iniciativa organizada pelo Município de Faro, co-financiadora do projecto. Depois, no início de Julho e no final de Setembro, o festival desloca-se para Ystad e Bari, respectivamente. O tema central do festival na cidade algarvia será a sustentabilidade, com o Sol como ponto de partida.
De referir que os três eventos são co-organizados pela Associação ArQuente, sediada em Faro, Transversal Project (Suécia) e Basso Profilo (Itália).
Por último, salientar que Faro vai receber uma conferência transnacional do projecto no início de 2025.