| Deadline: 27 de Fevereiro de 2025 |
| Gravação da sessão online organizada pela Agência Executiva para a Educação e Cultura disponível aqui; apresentação PPT disponível aqui
A call Parcerias Jornalísticas 2025 está aberta, com o prazo de submissão a terminar no dia 27 de fevereiro de 2025. Os projectos devem encorajar a cooperação sistémica entre os meios de comunicação social para melhorar a viabilidade e a competitividade de jornalismo produzido profissionalmente, quer através da testagem de modelos de negócios inovadores e a partilha das melhores práticas entre pares, bem como através do apoio colaborações jornalísticas.
Com esta iniciativa, a Comissão Europeia pretende apoiar os sectores locais e regionais da comunicação social e do jornalismo de investigação, que enfrentam actualmente condições económicas particularmente adversas. O objectivo final é reforçar a resiliência e a sustentabilidade, impulsionar o pluralismo dos meios de comunicação social e alimentar o debate público em toda a Europa. A call apresenta duas linhas de acções, concretamente "Colaborações" e "Pluralismo".
Acção 1: Colaborações
- A parceria deve ser composta por um mínimo de 3 parceiros de 3 países participantes no Programa Europa Criativa
- A subvenção europeia cobrirá até 80% dos custos elegíveis do projecto e o montante máximo da subvenção por projecto é de 2 milhões de euros
- Todos os projectos devem ter uma duração de 24 meses
Acção 2: Pluralismo
- As propostas podem ser apresentadas por uma única organização ou por um consórcio (que pode incluir, mas não está limitado a, organizações sem fins lucrativos)
- A subvenção europeia cobre até 90% dos custos elegíveis do projecto e o montante máximo da subvenção por projecto é de 3 milhões de euros
- Todos os projectos devem ter uma duração de 24 meses
Estas acções, incluindo o apoio a terceiros, visam os meios de comunicação social activos em sectores de particular relevância para a participação democrática e cívica, tais como os meios de comunicação social locais e regionais, o jornalismo independente e de investigação e outras organizações que publicam notícias de interesse público.
Para além de oferecer um sistema de apoio a outras organizações do sector e a meios de comunicação independentes, será incluída uma série de medidas de reforço de capacidades e/ou outras medidas que beneficiem o subsector escolhido (tais como o desenvolvimento de normas éticas, critérios e indicadores para aferir esse apoio ao sector, etc.).
Procura de Parcerias
- Portal Funding & Tenders inclui uma secção dedicada à pesquisa de parceiros (é necessário estar registado).
- À semelhança dos outros anos, os Desks Europa Criativa (pontos de contacto do Programa a nível nacional) organizam uma nova matchmaking para estimular o establecimento de parcerias. A próxima sessão terá lugar no dia 11 de Dezembro, entre as 10h-12h.
- De forma cumulativa, encorajamos a entrar em contacto connosco (ver contactos abaixo) para apoio.
Para aceder a toda a documentação e formulários de candidatura da acção "Pluralismo", clicar aqui
Para aceder a toda a documentação e formulários de candidatura da acção "Colaborações", clicar aqui.
De referir que, em Novembro, a Agência Executiva para a Educação e Cultura (EACEA - European Education and Culture Executive Agency) vai organizar três sessões online sobre as linhas de financiamento Media Noticiosos. A sessão sobre a call Parcerias Jornalísticas está agendada para o dia 14 de Novembro (toda a informação aqui).
Para esclarecimento de dúvidas e apoio à elaboração de candidaturas, contactar através do email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou pelo telefone +351 213 230 881.
Leia também
News Media: call Literacia Mediática 2025 aberta
News Media: call Media Freedom Rapid Response Mechanism 2025 aberta
Investigative Journalism for Europe: duas calls abertas para o jornalismo de investigação transfronteiriço