Agora na terceira temporada, o podcast "Isto não é mais um podcast" recebeu, na temporada anterior, Luís Urbano e Sofia Bénard, que falaram sobre as candidaturas ao Programa Europa Criativa MEDIA da produtora O Som e a Fúria.
Uma oportunidade valiosa para conhecer detalhes e conselhos práticos, mas também para perceber a importância de uma candidatura no impacto global de um projecto, como destacou Luís Urbano ao longo da conversa. Um exemplo:
«Há uma característica do Programa MEDIA e, se calhar, recuo para aquele que foi o nosso primeiro projecto, numa linha que já não existe, a linha Single Project, que foi em 2007 com "A Espada e a Rosa". Ou seja, a ideia de candidatar o projecto ao desenvolvimento surgiu com a informação que tínhamos. Depois, o impacto da candidatura ao MEDIA foi, digamos, a primeira coisa essencial, que é: obrigou-nos a pensar e a ter uma estratégia de desenvolvimento, obrigou-nos precisamente depois a tentar preencher o tipo de requisitos que são fundamentais. Ou seja, a lógica do Programa MEDIA, apesar de nos conferir apoios específicos a projectos que possamos ter, obriga-nos, entre aspas, a ter uma estratégia, a olhar em primeiro lugar para o mercado europeu e a estabelecer caminhos de co-produção e distribuição, que são uma componente muito importante quando estamos a desenvolver um projecto. (...) Os requisitos de candidatura, preenchê-los, obriga-nos (...) a repensar e a estruturar os projectos de uma forma que incorpore precisamente essas outras actividades que são actividades de desenvolvimento.»
"Isto não é mais um podcast" é uma iniciativa da Fundação GDA, em parceria com o Observador, conduzida por Francisco Cipriano. O seu objectivo é aproximar a comunidade artística dos instrumentos de financiamento europeu, motivando os artistas a concorrerem aos diferentes programas e fornecendo-lhes os conhecimentos necessários para identificarem oportunidades.
Leia também
CIEC no primeiro episódio da segunda temporada do “Isto não é mais um Podcast”