"Grand Tour”, de Miguel Gomes, foi o grande vencedor dos Prémios Sophia, os Óscares do cinema nacional. No total, a obra ganhou três prémios Sophia. Além de "Melhor Filme", a longa-metragem foi distinguida com os prémios de "Melhor Realização" e "Melhor Montagem", numa cerimónia que decorreu no Casino Estoril, em Cascais.
Recorde-se que “Grand Tour” foi premiado em 2024 no Festival de Cannes, em França, com Miguel Gomes a ser também distinguido com o prémio de "Melhor Realização". O filme, uma co-produção com Itália, França, Alemanha, China e Japão, tem Crista Alfaiate e Gonçalo Waddington nos papeis principais.
A sinopse é a seguinte:
«Rangum, Birmânia, 1917. Edward, um funcionário público do Império Britânico, foge da noiva Molly no dia em que ela chega para o casamento. Nas suas viagens, porém, o pânico dá lugar à melancolia. Contemplando o vazio da sua existência, o cobarde Edward interroga-se sobre o que terá acontecido a Molly...
Desafiada pelo impulso de Edward e decidida a casar-se com ele, Molly segue o rasto do noivo em fuga através deste Grand Tour asiático».
"Grand Tour", produzido pela Uma Pedra no Sapato, foi co-financiado pelo Europa Criativa MEDIA no período 2014-2020 através da convocatória "Single Development", que, no período 2021-2027, foi substituída pela convocatória "European Co-development".
Leia também
Obra apoiada pelo Europa Criativa MEDIA vence o Prémio do Público Lux 2025