A longa-metragem "Flow - À Deriva" foi o grande vencedor do Prémio do Público Lux 2025 do Parlamento Europeu e da Academia Europeia de Cinema, prémio apoiado pelo Europa Criativa MEDIA. Recorde-se que a obra conquistou o Óscar de Melhor Filme de Animação 2025.
Dirigido pelo letão Gints Zilbalodis, "Flow" foi co-financiado pelo convite "Films on the Move" e teve a estreia mundial no Festival de Cannes em 2024.
Co-produção francesa e belga, a sinopse de "Flow - À Deriva" é a seguinte:
«Um gato preto deambula por uma floresta quando é surpreendido por uma inundação. Na luta pela sobrevivência, encontra refúgio num barco à deriva. Dentro da embarcação vai encontrar uma capivara, um cão, um secretário e um lémure com quem segue viagem por cidades semi-submersas, num mundo destituído de seres humanos.»
Além do Lux e do Oscar, a animação venceu, entre outros, o prémio de Melhor Filme de Animação nos Globos de Ouro de 2025.
Para o Prémio do Público Lux 2025, além de "Flow - À Deriva", concorreram as seguintes obras:
- "Animal", de Sofia Exarchou (Grécia, Áustria, Roménia, Chipre e Bulgária)
- "Dahomey", de Mati Diop (França, Senegal e Benin)
- "Intercepted", de Oksana Karpovych (Canadá, França e Ucrânia)
- "O silêncio de Julie", de Leonardo Van Dijl (Bélgica e Suécia).
De referir que o LUX Audience Award procura promover a diversidade cultural e é o único prémio de cinema do mundo que combina as votações do público europeu e as dos eurodeputados em dois universos com igual peso (50%) no resultado final, um prémio que procura estreitar os laços entre a política e os cidadãos, convidando os espectadores europeus a tornarem-se protagonistas activos, votando nos seus filmes favoritos.
Recorde-se que “Close”, de Lukas Dhont, foi o vencedor do LUX Audience Award em 2023, numa edição que contou com o filme português "Fogo-Fátuo", do realizador João Pedro Rodrigues (leia aqui). Em 2024, o ganhador foi “A Sala de Professores”, de Iker Çatak, que contou com o apoio do Europa Criativa MEDIA (leia aqui).
Leia também
Obra apoiada pelo Europa Criativa MEDIA vence Prémios Sophia de Melhor Filme