Centro de Informação Europa Criativa

ir para conteudo
06-05-2025
SIT-PLU abre convocatória para residências artísticas

| Deadline: 
Primeira fase: 20 de Junho de 2025 
Segunda fase: 24 de Agosto de 2025 |

Oportunidades geradas pelo projectos apoiados

 

A Situated Creative Practices for the Pluriverse (SIT-PLU) abriu a convocatória para o SIT-RES 2026, que promove residências artísticas em vários locais. A iniciativa visa enfrentar desafios sócio-ecológicos através da investigação transdisciplinar e intervenções artísticas adaptadas a contextos locais, inspirando-se no conceito zapatista de pluriverso — “Um mundo onde cabem muitos mundos”.

O projecto promove a diversidade de formas de saber e viver, destacando o buen vivir (bem-estar social), a interdependência comunitária e as relações entre humanos e entidades mais-do-que-humanas.

O programa de residências irá decorrer em 2026 e 2027, acolhendo oito artistas e criadores em quatro instituições parceiras com contextos distintos:

  • Baltan Laboratories (Países Baixos), em parceria com o Landpark Assisië em Biezenmortel, um espaço residencial para pessoas com deficiência intelectual
  • Idensitat (Espanha), com foco nas sacrifice zones em bairros da área metropolitana junto à foz do rio Besòs
  • Lungomare (Itália), explorando paisagens ribeirinhas em Bolzano no âmbito do projeto FLUX – Rivers Interventions and explorations
  • ZEMOS98 (Espanha), em colaboração com comunidades na cordilheira Cantábrica-Leonesa, onde cresce a resistência social e ambiental ao modelo de desenvolvimento de parques eólicos em larga escala

O processo de candidatura decorre em duas fases e será avaliado por um comité formado por representantes das entidades parceiras do SIT-PLU.

  • Fase I (até 20 de Junho de 2025)
    Os candidatos devem submeter uma carta de motivação, CV, portefolio e uma proposta preliminar direccionada a uma das instituições anfitriãs. Os resultados desta fase serão anunciados no final de Julho
     
  • Fase II (até 24 de Agosto de 2025)
    Três candidatos por residência serão convidados a desenvolver uma proposta detalhada em articulação com a entidade que os acolhe. Os resultados serão divulgados no final de Setembro.

As residências SIT-RES 2026 terão início em Janeiro de 2026. Os candidatos seleccionados receberão uma bolsa artística no valor de 13.500 euros, bem como um orçamento de produção. Cada instituição definirá os seus próprios termos e condições.

A convocatória para as residências SIT-RES 2027 será lançada no início de 2026.

SIT-PLU é co-financiado pela call Projectos de Cooperação Europeia - Média Escala do Programa Europa Criativa e apresenta os seguintes parceiros:

  • Floating University (Alemanha)
  • LUCA School of Arts (Bélgica)
  • EINA, Idensitat, ZEMOS98 e  Universitat Politècnica de València (todas entidades oriundas de Espanha)
  • Lungomare (Itália)
  • Baltan Laboratories (Países Baixos)

Para mais informações, clique aqui.

Nota: a presente convocatória é uma oportunidade gerada por um projecto apoiado pelo Europa Criativa. Como um das nossas funções é promover os resultados do Programa, fazemos por divulgar o mais amplamente possível estas oportunidades para que o sector cultural e criativo português possa beneficiar delas. No entanto, as dúvidas que possam existir deverão ser consultadas directamente com a entidade que as promove e não com o Centro de Informação Europa Criativa.

Notícias relacionadas