Com o objectivo de combater o racismo e fomentar o diálogo inclusivo sobre o legado colonial na Europa, o projecto LEAP - Legacy in Progress, co-financiado pelo Europa Criativa, agrega parceiros europeus numa série de actividades culturais e educativas em 2025 e 2026, entre eles a portuguesa Gerador.
O LEAP tem a duração de 14 meses e pretende envolver especialmente os jovens e cidadãos de ascendência africana na construção de uma sociedade mais equitativa.
O projecto, que arrancou no passado dia 2 de Maio com a exposição “Legado: (Re)construir novas narrativas”, em Guadalupe, terá a sua primeira passagem por Portugal no próximo dia 19 de Maio, numa sessão fechada no Goethe-Institut, em Lisboa, concretamente com a iniciativa "Descolonizar discursos e práticas: formação para profissionais da cultura - Reflexões e acções para uma prática cultural plural", com Paula Cardoso e Zia Soares (há 5 lugares disponíveis para o público em geral - inscrições aqui até 12 de Maio).
Ao longo do seu percurso, o LEAP integrará sessões de formação para agentes culturais e decisores políticos, oficinas artísticas conduzidas por artistas na Mediterranea 20 Young Artists Biennale e um hackathon de co-criação destinado a jovens, por exemplo.
Um dos destaques do projecto são as quatro exposições temáticas a realizar em Março de 2026:
- França
“Desconstruir as Nossas Narrativas”
Afrodescendência e Diversidade Europeia
- Portugal
“Desconstruir as Nossas Narrativas”
Lusotropicalismo e Teorias da Negação
- Hungria
“Desconstruir as Nossas Narrativas”
Tráfico Transatlântico de Pessoas Escravizadas e Escravatura Colonial
- Espanha
“Desconstruir as Nossas Narrativas”
Direitos das Mulheres e Dominação Masculina
O projecto encerra com uma cimeira final em Lisboa, concretamente em Abril de 2026.
Para conhecer a programação, clique aqui.
O LEAP - Legacy in Progress é desenvolvido por um consórcio internacional que reúne, além do Gerador (Portugal), as seguintes entidades:
- Les Anneaux de la Mémoire (França)
- Achac Research Group (França)
- Pro Progressione (Hungria)
- BJCEM – Biennale des jeunes créateurs de l’Europe et de la Méditerranée (Bélgica)
Parte do consórcio colaborou anteriormente com o MANIFEST: New Artistic Perspectives on Memories of the Transatlantic Trade of Enslaved People, que lançou as bases para o projecto LEAP - Legacy in Progress.