O Observatório Europeu do Audiovisual lançou a OPUS Database, uma base de dados que permite comparar como a AVMSD foi transposta para as leis nacionais, incluindo quotas e medidas de promoção de obras europeias e independentes. A pesquisa pode ser feita para um único país ou para vários em simultâneo, fornecendo assim uma visão comparada das exigências e das práticas de promoção e permitindo conhecer os diferentes modelos e comparar abordagens.
Para além de indicar o enquadramento legal e os níveis de quota aplicáveis, a base de dados fornece ligações directas para a legislação original no idioma de cada país e permite exportar uma panorâmica por país em formato Excel, facilitando eventuais análises, relatórios internos e planeamento de conformidade.
A legislação europeia do audiovisual contém medidas claras para reforçar filmes, séries e programas produzidos na UE, com a Directiva Serviços de Comunicação Social Audiovisual (AVMSD) a regular a promoção e a presença de obras europeias e independentes nos serviços a pedido (VOD) e nos serviços lineares. A OPUS Database abrange todos os Estados-Membros da UE, mas também países como a Islândia, o Liechtenstein, a Noruega, a Suíça e o Reino Unido.
Ao concentrar num só lugar fontes oficiais e regras em vigor, a OPUS Database procura reduzir incertezas e acelerar decisões de programação, investimento e compliance.
Para aceder a OPUS Database, clique aqui.