A Literacia Mediática estará em destaque na programação da segunda edição da MediaCon, que tem a colaboração activa do Centro de Informação Europa Criativa. O evento, que irá decorrer nos dias 10 e 11 de Outubro no Goethe-Institut Lisboa, pretende proporcionar um momento de reflexão sobre o papel do jornalismo no contexto actual e os caminhos possíveis para um jornalismo eticamente responsável e de qualidade, assim como oferecer uma oportunidade para aprofundar temas específicos, como a crítica cultural, o jornalismo transfronteiriço ou ainda a comunicação de ciência, também para um público mais especializado.
No dia 10 de Outubro, às 19h00, teremos o debate "Literacia mediática num mundo pós-fact checking", com a participação de Alba Tobella (Verificat), Mariana Ochs (EducaMídia), Margarida Maneta (Universidade Lusófona - Centro Universitário Lisboa, CICANT) e Marta G. Franco (Laintersección), com moderação de Carolina Franco (Público na Escola).
O encontro pretende debater algumas questões, tais como:
- O que é, afinal, a literacia mediática?
- Como pensar no tema além do loop das fakes news e do fact-checking de modo a atingir todas as camadas da população?
- Como saber ler, interpretar e ser crítico dos conteúdos consumidos?
Estes são apenas alguns dos temas que serão abordados no debate, que é gratuito, embora seja necessário a inscrição, que pode ser realizada aqui.
No dia seguinte, 11 de Outubro, teremos uma masterclasses com Alba Tobella precisamente sobre Literacia Mediática, entre às 10h00 e 11h30. Pretende-se aprofundar o trabalho das organizações de verificação de factos (fact-checking) para descobrir como os jornalistas podem incorporar esta perspectiva:
"A Internet faz parte do nosso quotidiano: as informações partilhadas nas redes sociais e o conteúdo moldado pela IA generativa têm um impacto directo na forma como comemos, no que compramos ou na forma como nos envolvemos com as nossas democracias. Nos últimos anos, personagens desconhecidas conquistaram enormes audiências nas redes sociais, que se converteram em votos para representantes políticos. Como verificadores de factos, monitorizamos este panorama digital, procurando narrativas e agentes de desinformação que moldam a opinião pública das sociedades contemporâneas."
O lema da segunda edição da MediaCon é “O jornalismo que queremos” e, como no ano passado, teremos debates, conversas, masterclasses e feira de meios. Iniciativa do Goethe-Institut Portugal, a iniciativa é organizada em conjunto pelos órgãos de comunicação social 7Margens, CCA – Comunidade Cultura e Arte, Gerador, Médio Tejo, Mensagem de Lisboa, Projecto Inocência, RIA - Rádio Universitário de Aveiro, Rimas e Batidas, Shifter e LPP - Lisboa para Pessoas. Conta ainda, como já referido, com a parceria do Centro de Informação Europa Criativa, mas também da Fundação Friedrich Ebert em Portugal. O projecto tem ainda o apoio da Associação de São Bartolomeu dos Alemães em Lisboa.