A antologia European Stories, publicada no âmbito do Prémio Europeu de Literatura 2025 (EUPL), reúne excertos das obras dos 13 autores finalistas deste ano, em versão original e em tradução inglesa.
O principal objectivo desta publicação é dar a conhecer novos talentos da literatura europeia ao sector editorial, incentivando a sua tradução para outras línguas. Alguns dos autores já assinaram contratos de tradução após a cerimónia de entrega dos prémios, realizada a 16 de Maio na Feira do Livro Book World em Praga.
Este ano, a vencedora do EUPL foi a italiana Nicoletta Verna, autora do livro "I Giorni di Vetro" ("Os Dias de Vidro"), publicado pela Einaudi. Nota também para as menções especiais dirigidas a Philippe Marczewski, da Bélgica ("Quand Cécile", da editora Le Seuil) e Sheila Armstrong, da Irlanda ("Falling Animals", da editora Bloomsbury).
A antologia European Stories, que pode aceder aqui, será distribuída nas principais feiras internacionais do livro, incluindo Gotemburgo e Frankfurt, funcionando como montra de novos escritores a editores, tradutores e agentes literários.
Por últmo, destacar que a portuguesa Rosa Azevedo fez parte do júri do EUPL.
Leia também
Italiana Nicoletta Verna vence Prémio da União Europeia para a Literatura 2025